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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7136
Título: | O ensino da heteronormatividade nas Igrejas Evangélicas: doutrinações homofóbicas e os impactos sociais |
Autor(es): | Farias, Francisco Gabriel Pereira Nascimento |
Palavras-chave: | Doutrinação Heteronormatividade Homofobia Igreja Assembleia de Deus Educação Dialógica |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Citação: | FARIAS, F. G. P. N. (2024) |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender como os pastores da Igreja Assembleia de Deus promovem o ensino da heteronormatividade por meio de discursos homofóbicos que desqualificam e desumanizam homens gays. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na história de vida de um dos autores do trabalho. Fundamentamo-nos nos conceitos de interdição, separação/rejeição e vontade de verdade de Foucault (2014),bem como na perspectiva de educação dialógica de Freire (1987), que se apresenta como uma alternativa para promover respeito e inclusão, evidenciando a importância de combater discursos intolerantes com o auxílio de uma educação crítica e transformadora. Os resultados apontam que essas práticas discursivas reforçam a exclusão social e a desumanização de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades, especificamente os corpos gays. Concluímos que, a partir da práxis dialógica freireana, centrada na valorização das diversidades, na formação da consciência de si e na crítica às verdades absolutas pregadas nos púlpitos, torna-se possível enfrentar os discursos heteronormativos promovidos pelos pastores na Igreja Assembleia de Deus e proteger as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binárias e demais pluralidades das violências e exclusões sociais a que são submetidas. |
Descrição: | FARIAS, Francisco Gabriel Pereira Nascimento. O ensino da heteronormatividade nas Igrejas Evangélicas: doutrinações homofóbicas e os impactos sociais. 2024. 14f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7136 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
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