Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7151
Título : Efeito Estufa no Ensino de Ciências: Investigação e Aprendizagem para a Formação Cidadã
Autor : Oliveira, Danielle Morais de
Palabras clave : Efeito estufa
Ensino de Ciências
Atividade investigativa
Aprendizagem significativa
Fecha de publicación : 11-nov-2024
Citación : OLIVEIRA, D. M. (2024)
Resumen : A educação científica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do século XXI. Sendo assim, este estudo investiga o ensino do efeito estufa nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, utilizando atividades investigativas e experimentais para desenvolver a consciência crítica dos alunos acerca dos impactos ambientais. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola no distrito de Jordão, Sobral-CE, seguindo uma metodologia de pesquisa-ação e criando uma sequência didática em três etapas: diagnóstico inicial, organização do conhecimento e avaliação da proposta. O diagnóstico inicial mostrou concepções incorretas dos alunos sobre o efeito estufa, evidenciando a necessidade de tratar essas ideias por meio de práticas investigativas. Durante a atividade investigativa, os alunos colaboraram na construção de uma "caixa de estufa", na qual representava a atmosfera terrestre, enquanto o papel alumínio, o plástico filme e os copos com água demonstravam como os gases de efeito estufa retêm a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre, aumentando a temperatura no interior da caixa. e conduziram um experimento prático, que possibilitou a observação concreta das características do aquecimento solar. A abordagem investigativa envolveu a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o comportamento dos copos dentro da caixa de estufa, a observação atenta dos resultados obtidos durante o experimento, e discussões conduzidas pela professora sobre o papel dos gases de efeito estufa, assim como as ações humanas que intensificam o aquecimento global, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Ao final do processo, um questionário aplicado demonstrou que a maioria dos alunos teve um avanço conceitual significativo, entendendo os conceitos envolvidos e refletindo criticamente sobre práticas sustentáveis para reduzir os impactos do efeito estufa. Os resultados sugerem que as atividades investigativas no ensino de Ciências contribuíram para uma aprendizagem, facilitando não apenas a compreensão dos conteúdos científicos, mas também fomentando uma atitude crítica e engajada diante dos desafios ambientais atuais. O estudo enfatiza a importância de uma educação que vá além da simples acumulação de informações, preparando os alunos para agirem conscientemente e com responsabilidade na sociedade.
Descripción : OLIVEIRA, Danielle Morais de. Efeito Estufa no Ensino de Ciências: Investigação e Aprendizagem para a Formação Cidadã. 2024, 31f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7151
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DANIELLE MORAIS DE OLIVEIRA.pdf2024_art_doliveira.pdf696,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.