Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156
Título: O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará
Autor(es): Ribeiro, Eliana Dantas
Palavras-chave: Ciências da natureza
Laboratório de ciências
Metodologias de ensino
Potencial de hidrogênio
Data do documento: 7-Nov-2024
Citação: RIBEIRO, E. D. (2024)
Resumo: Em um ambiente escolar de ensino médio, nota-se que muitos espaços da instituição, tais como os laboratórios, precisam ser eficientemente aproveitados para a difusão do conhecimento. Nas áreas das Ciências da Natureza, muitas vezes, ocorrem fenômenos físicos, químicos e biológicos que podem ser de difícil compreensão para os estudantes, quando o professor utiliza apenas o quadro branco para fazer a demonstração de alguns conceitos e de alguns cálculos que fundamentam esses fenômenos. Diante disso, visando melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos de Potencial de Hidrogênio e poder apresentá-los ao universo da pesquisa científica, foi realizado um experimento no laboratório de ciências de uma escola pública no estado do Ceará, para a aferição do Potencial de Hidrogênio (pH), com a utilização de um pHmetro. Os estudantes observaram que muitos líquidos, tais como os refrigerantes, comumente consumidos na escola, apresentaram pH muito baixo, entre 2 e 3, valores que surpreenderam os alunos. Em um ambiente escolar, foi possível concluir que é possível fazer experimentos de baixo custo e de fácil execução, que auxiliam positivamente o professor no ato de lecionar conteúdos. Isso mostra que o professor pode utilizar outros espaços da escola, além de uma sala de aula convencional, para ministrar efetivamente as suas aulas.
Descrição: RIBEIRO, Eliana Dantas. O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará. 2024, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Dantas Ribeiro.pdf2024_art_eribeiro.pdf796,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.