Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156
Título: | O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará |
Autor(es): | Ribeiro, Eliana Dantas |
Palavras-chave: | Ciências da natureza Laboratório de ciências Metodologias de ensino Potencial de hidrogênio |
Data do documento: | 7-Nov-2024 |
Citação: | RIBEIRO, E. D. (2024) |
Resumo: | Em um ambiente escolar de ensino médio, nota-se que muitos espaços da instituição, tais como os laboratórios, precisam ser eficientemente aproveitados para a difusão do conhecimento. Nas áreas das Ciências da Natureza, muitas vezes, ocorrem fenômenos físicos, químicos e biológicos que podem ser de difícil compreensão para os estudantes, quando o professor utiliza apenas o quadro branco para fazer a demonstração de alguns conceitos e de alguns cálculos que fundamentam esses fenômenos. Diante disso, visando melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos de Potencial de Hidrogênio e poder apresentá-los ao universo da pesquisa científica, foi realizado um experimento no laboratório de ciências de uma escola pública no estado do Ceará, para a aferição do Potencial de Hidrogênio (pH), com a utilização de um pHmetro. Os estudantes observaram que muitos líquidos, tais como os refrigerantes, comumente consumidos na escola, apresentaram pH muito baixo, entre 2 e 3, valores que surpreenderam os alunos. Em um ambiente escolar, foi possível concluir que é possível fazer experimentos de baixo custo e de fácil execução, que auxiliam positivamente o professor no ato de lecionar conteúdos. Isso mostra que o professor pode utilizar outros espaços da escola, além de uma sala de aula convencional, para ministrar efetivamente as suas aulas. |
Descrição: | RIBEIRO, Eliana Dantas. O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará. 2024, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Dantas Ribeiro.pdf | 2024_art_eribeiro.pdf | 796,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.