Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7162
Title: Desvendando o sistema solar: uma jornada pela estrutura, divisão e uma comparação do tamanho e distâncias dos astros em escala real de forma lúdica e investigativa
Authors: Alves, José Carlos
Keywords: Astronomia
Sistema Solar
Escala
Issue Date: 28-Oct-2024
Citation: ALVES, J. C. (2024)
Abstract: O artigo aborda a importância do ensino de Astronomia na educação básica, destacando como essa ciência pode promover a compreensão do universo e a formação cidadã. Nele discute-se a falta de materiais didáticos adequados e as dificuldades do ensino tradicional, que muitas vezes descontextualiza os conceitos. Propõe-se uma abordagem pedagógica inovadora e investigativa, utilizando tecnologias, simuladores e oficinas para construção de maquetes do Sistema Solar em escala real de tamanho e distância dos planetas em relação ao Sol. O projeto foi implementado em uma escola de ensino médio, da cidade de Morrinhos Ceará, promovendo um aprendizado prático e significativo, além de desenvolver habilidades como pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico. A culminância do projeto incluiu uma apresentação pública do Sistema Solar em escalar real e observações astronômicas.
Description: ALVES, José Carlos. Desvendando o sistema solar: uma jornada pela estrutura, divisão e uma comparação do tamanho e distâncias dos astros em escala real de forma lúdica e investigativa. 2024, 23f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7162
Appears in Collections:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Carlos Alves.pdf2024_art_jalves.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.