Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7164
Título: | Projetos de pesquisa como metodologias ativas: uma abordagem no ensino de zoologia para o ensino fundamental |
Autor(es): | Trigueiro, Luana de Sousa |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas Ensino de Zoologia Ensino Fundamental Anos Finais Projetos de pesquisa |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Citação: | TRIGUEIRO, L. S. (2024) |
Resumo: | No ensino de Ciências, o uso das metodologias ativas pode possibilitar a construção do aprendizado mais integrativo, facilitar a aquisição de saberes científicos e colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. O uso das metodologias ativas, bem como o ensino investigativo em sala de aula, são propostas pedagógicas do Curso de Especialização Ciência é Dez/UNILAB/CAPES, no qual este trabalho foi planejado e desenvolvido. Este trabalho investiga a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de Zoologia para o Ensino Fundamental - Anos Finais, focando no Filo Arthropoda, em duas turmas de 7o ano de uma escola pública. O objetivo foi analisar como essas abordagens influenciam o engajamento e a compreensão dos alunos em relação a conteúdos frequentemente tratados de forma superficial em livros didáticos. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa, incorporando elementos de um relato de experiência. Os processos metodológicos incluíram três etapas: 1. Coleta de dados preliminares através de uma avaliação diagnóstica após aulas expositivas tradicionais; 2. Implementação de atividades baseadas em metodologias ativas, como Projeto de Pesquisa e o uso do filme Vida de Inseto (1998) e 3. Análise da Aprendizagem comparativa por meio de um Quiz. Os resultados mostraram que a introdução de atividades dinâmicas e interativas levou a um aumento na participação e no progresso das aulas em temas como classificação e anatomia dos artrópodes. A aplicação das metodologias ativas investigadas em uma aprendizagem mais profunda e integrada, desenvolveu habilidades como pensamento crítico, colaboração e autonomia. As análises das apresentações e do quiz final destacaram um maior engajamento, especialmente entre alunos inicialmente desinteressados. O estudo conclui que as metodologias ativas são práticas eficientes para promover o ensino de Zoologia e que aliada ao lúdico, proporciona uma aprendizagem significativa e melhor assimilação de conceitos complexos. |
Descrição: | TRIGUEIRO, Luana de Sousa. Projetos de pesquisa como metodologias ativas: uma abordagem no ensino de zoologia para o ensino fundamental. 2024, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7164 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana de Sousa Trigueiro.pdf | 2024_art_ltrigueiro.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.