Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170
Título : O uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagem
Autor : Morais, Mirelle de Sousa
Palabras clave : Química
Ensino
Protótipo
Baixo custo
Fecha de publicación : 8-nov-2024
Citación : MORAIS, M. S. (2024)
Resumen : O ensino de Química caracteriza-se pela necessidade de integrar conceitos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno uma compreensão mais profunda dos fenômenos naturais. O uso de protótipos incentiva a participação dos alunos nas aulas, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. O objetivo deste artigo é propor ao ensino de química da 1o série do ensino médio aulas com protótipos de modelos atômicos a partir de materiais alternativos de baixo custo, utilizando metodologias ativas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a natureza do tipo pesquisa-ação e foi aplicada em sala de aula em uma única escola. A pesquisa ocorreu com base em observações realizadas durante uma aula ministrada, com o uso de materiais simples e a criação de modelos práticos que ajudaram a promover uma maior compreensão dos conceitos teóricos. Este artigo demonstrou que o uso de protótipos, sejam eles de baixa ou alta fidelidade, são uma ferramenta essencial para iterar sobre soluções e ajustar as direções do projeto conforme necessário. Conclui-se que a inserção de atividades práticas e a podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma educação mais eficaz e engajadora na área de Química.
Descripción : MORAIS, Mirelle de Sousa. O uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagem. 2024, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mirelle de Sousa Morais.pdf2024_art_mmorais.pdf812,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.