Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7176
Título : | Metodologias ativas: a construção de maquetes como recurso didático para o ensino de ciências. |
Autor : | Lopes, Yann Cavalcante |
Palabras clave : | Ensino de Ciências Inovação – Campos Sales(CE) Dinamização |
Fecha de publicación : | 19-oct-2024 |
Citación : | LOPES, Y. C. (2024) |
Resumen : | O ensino tradicional ainda é um método comum em algumas escolas e isso faz com que muitos educadores inovem suas aulas explorando abordagens mais ativas voltadas para a aprendizagem do aluno. As metodologias ativas visam tornar o aluno autônomo, reflexivo, criativo e protagonista do seu aprendizado. Uma das metodologias eficazes para o ensino de ciências são as maquetessendo uma ótima estratégia de ensino para tornar conceitos abstratos mais claros e precisos dinamizando oambiente escolar. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o uso de maquete como ferramenta de ensino interdisciplinar na disciplina de ciências. Concernentemente à metodologia adotada no desenvolvimento desse trabalho, recorremos à abordagem qualitativa e descritiva. Esse estudo consiste em um relato de experiência em uma escola localizada no município de Campos Sales pelo qual são apresentadas as vantagens do uso das maquetes dentro da sala aula, destacando os melhores conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. Em síntese, inferimos que o uso das maquetes dinamizou as aulas de ciências tornando-as mais atrativas, contribuindo positivamente na construção do aprendizado dos alunos, sendo que os conhecimentos adquiridos iram perpetuar por mais tempo diferentes dos decorados. Além disso estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas com materiais de baixo custo. |
Descripción : | LOPES, Yann Cavalcante. Metodologias ativas: a construção de maquetes como recurso didático para o ensino de ciências. 2024, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7176 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yann Cavalcante Lopes.pdf | 2024_art_ylopes.pdf | 369,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.