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Título: O uso do lúdico para o ensino de reprodução humana nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Maria Paula Feitosa de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Reprodução humana
Educação sexual
Jogos educativos
Data do documento: 26-Nov-2024
Citação: OLIVEIRA, M. P. F. (2024)
Resumo: A reprodução humana é crucial para a vida na Terra, sendo essencial na educação, contribuindo para o conhecimento científico, quebra de tabus e empoderamento. Abordar esse tema na educação auxilia na prevenção de infecções, gravidez precoce, amplia o conhecimento e conscientiza sobre saúde e sexualidade. O ensino da reprodução humana, é previsto pela BNCC e PCNs, no entanto, os docentes enfrentam desafios como medo e insegurança ao abordar certas temáticas, contudo, as formações continuadas e o apoio pedagógico são pontos cruciais para que as competências do assunto sejam alcançadas com sucesso. Nisto, a finalidade da pesquisa foi promover através do lúdico, especialmente com jogos e atividades dinâmicas, o enriquecimento do ensino da reprodução humana, tornando o assunto menos constrangedor para os discentes, tendo como fundamento, que por ser uma temática sensível, gera uma certa insegurança aos estudantes, professores, e trabalhá-la de maneira mais dinâmica e lúdica pode proporcionar um conteúdo mais amigável, estimulante, disciplinar, e auxiliar na fixação do conhecimento. Ademais, além de despertar o envolvimento, atenção, participação, curiosidade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, visto que, os jogos lúdicos são ferramentas valiosas no ensino de Ciências, pois estimula a criatividade, imaginação e participação dos alunos, facilitando a aprendizagem e contextualização dos conteúdos que para eles gera receio e vergonha. O método utilizado para a pesquisa é do tipo qualitativa, onde busca explorar as percepções e experiências dos alunos com auxílio dos jogos e momentos dinâmicos ao estudar sobre reprodução humana. Sendo assim, teve como público-alvo alunos do 8o ano do ensino fundamental, de uma escola pública pertencente ao município de Senador Pompeu- CE, os instrumentos utilizados no decorrer, foram os momentos dinâmicos (jogos, atividades impressas, filmes, dinâmicas), rodas de conversas durante as aulas, aplicação de questionário para busca de opiniões, que auxiliou para a coleta e análise dos dados. Os resultados obtidos expuseram que o público-alvo demonstrou gostar da disciplina de ciências, inclusive destacam a importância de trabalhar sobre a temática de reprodução humana e educação sexual na escola, apesar de considerarem o assunto constrangedor, mas, que o uso do lúdico para trabalhar a temática em questão é algo positivo, pois permite que consigam interagir e deixar a vergonha de lado. Portanto, a ludicidade é uma ferramenta valiosa no contexto educacional para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, e pode ser aplicado no ensino de reprodução humana, como também em qualquer temática, tendo como objetivo enriquecer o ensino e tornar a matéria menos constrangedora para os discentes.
Descrição: OLIVEIRA, Maria Paula Feitosa de. O uso do lúdico para o ensino de reprodução humana nos anos finais do ensino fundamental. 2024, 15f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7187
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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