Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207
Título: | As dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio. |
Autor(es): | Costa, Poliana Silva |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Profissionais de apoio Cuidador(a) |
Data do documento: | 11-Nov-2024 |
Citação: | COSTA, P. S. (2024) |
Resumo: | Este estudo aborda o tema da Educação Inclusiva considerando as dificuldades para sua implementação a partir da perspectiva dos profissionais de apoio. Os cuidadores têm uma função crucial na inclusão escolar. A educação inclusiva tem se firmado como um preceito essencial nas políticas de educação, com o objetivo de assegurar a inclusão e a participação de todos os estudantes, independentemente de suas circunstâncias. Contudo, a execução eficaz dessa estratégia encontra vários obstáculos, principalmente do ponto de vista dos profissionais de apoio. Trata-se de profissionais, que lidam diretamente com estudantes com necessidades especiais, e muitas vezes enfrentam obstáculos como a ausência de treinamento específico, a falta de recursos pedagógicos apropriados e a resistência de alguns educadores e da própria instituição em promover a inclusão total. Ademais, a escassez de tempo e de uma equipe multidisciplinar, combinada com a sobrecarga administrativa, prejudica a qualidade do serviço e o acompanhamento personalizado requerido para esses estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar essas dificuldades enfrentadas pelos cuidadores escolares no município de Barreira-Ce. Esta pesquisa justifica-se, também, pela necessidade de conscientizar as comunidades escolares acerca da relevância da inclusão, algo que frequentemente é negligenciado. Assim, é crucial incentivar a formação contínua para os profissionais de apoio e estabelecer um ambiente escolar que valorize a diversidade, garantindo que todos os estudantes possam aprender e crescer de maneira justa. Em suma, as dificuldades na prática da educação inclusiva são multifacetadas e exigem um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo, visando superar as barreiras que ainda persistem, e garantir um ensino verdadeiramente inclusivo para todos. |
Descrição: | COSTA, Poliana Silva. As dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio. 2024, 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLIANA SILVA COSTA.pdf | 2024_proj_pcosta.pdf | 250,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.