Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7215
Title: Processo de avaliação da produção textual em sala de aula em escolas da rede pública do município de Pacatuba/CE.
Authors: Rodrigues, Daniele Pereira
Keywords: Avaliação textual
Gênero textual
Critérios de correção
Formação docente
Issue Date: 6-Jul-2023
Citation: RODRIGUES, D. P. (2023)
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar as metodologias envolvidas no ensino de produção de texto, utilizadas por professores do Ensino Fundamental I e II. Para o desenvolvimento desse objetivo geral, foram observadas as turmas de 5o ano e 8o ano de duas escolas da rede pública do município de Pacatuba. Esta pesquisa visa responder algumas perguntas relacionadas à avaliação textual nas aulas de Língua Portuguesa, e aos métodos adotados pelos professores para orientar e incentivar seus alunos na escrita do seu texto. Tendo como base a observação das aulas de produção textual e planos estruturantes disponibilizados pelos os professores, foi realizada uma pesquisa qualitativa, uma vez que, se inserindo no âmbito da Linguística Aplicada, buscamos estudar um objeto presente no cotidiano escolar, de forma a tentar compreender como se dão os enunciados das produções realizados nas escolas. Dentre alguns teóricos citados no corpus do texto, as análises têm como embasamento os respectivos estudiosos Antunes (2009, 2010), Zilberman (1999), Marcuschi (2010) e Dolz e Schneuwly (2004). Foi possível percebermos que ainda existe certa preocupação com reprovação ou aprovação, deixando evidente que a escrita do aluno não é tão importante para que se dê a devida atenção e que não há uma formação continua para os professores. Isso limita o trabalho do professor ao uso dos enunciados elaborados do livro didático, sem a preocupação em relação às etapas exigidas para a produção de texto, sendo este percebido como processo e não como produto.
Description: RODRIGUES, Daniele Pereira. Processo de avaliação da produção textual em sala de aula em escolas da rede pública do município de Pacatuba/ce. 2023. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7215
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniele Pereira Rodrigues.pdf2023_art_drodrigues.pdf219,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.