Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7227
Título : Capoeira angola e a construção de um sentido de mundo na Educação Infantil
Autor : Oliveira, Patrícia Medrado de
Palabras clave : Capoeira angola
Educação infantil
Relações raciais
Descolonização
Fecha de publicación : 19-nov-2024
Citación : OLIVEIRA, P. M. (2024)
Resumen : Este estudo busca investigar e evidenciar as potencialidades e as possibilidades de construção de um sentido/leitura de mundo na Educação Infantil a partir da Capoeira Angola. Seu principal objetivo é, portanto, pensar como essa arte milenar afrocentrada ao estar presente na Educação Infantil pode contribuir, articular e influenciar na construção de uma sentido e leitura de mundo afrorreferenciada, emancipatória e decolonial das nossas crianças em fase de desenvolvimento. A partir de uma metodologia alicerçada em pesquisas bibliográficas, tomando como base referências teóricas devolvidas por pesquisadores que elaboraram trabalhos pertinentes no campo da Educação Infantil, da Capoeira Angola, da afrocentricidade, da educação sobre as relações étnico-raciais, das epistemologias sociais, críticas e negras, buscamos explorar a intersecção entre cultura e educação para evidenciar ainda mais e reconhecer a importância histórica, social e política da Capoeira Angola nos processos de desenvolvimento das crianças.
Descripción : OLIVEIRA, Patrícia Medrado de. Capoeira angola e a construção de um sentido de mundo na Educação Infantil. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7227
Aparece en las colecciones: Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_arti_patriciaoliveira.pdf2024_arti_patriciaoliveira.pdf485,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.