Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7230
Título : Tecituras dialógicas entre conhecimentos científicos e tradicionais a partir da horta escolar: a experiência da Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira Lopes (Horizonte- Ceará-Brasil)
Autor : Lima, Maria Vandia Guedes
Palabras clave : Conhecimentos Tradicionais
Horta Escolar
Educação Ambiental
Escola Quilombola
Fecha de publicación : 19-nov-2024
Citación : LIMA, M. V. G. (2024)
Resumen : A presente pesquisa está situada no âmbito das investigações acadêmicas produzidas no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (MASTS – UNILAB) e teve como objetivo geral investigar as compreensões dos docentes que atuam na Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira acerca do trabalho realizado com os conhecimentos tradicionais a partir de um Projeto de Horta Escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2002), configurada como estudo de caso (Gatti; André, 2010). Como estratégias de aproximação com a realidade foram adotados: levantamento e análise documental (Cellard, 2012), observação participante (Gil, 2008) e entrevistas (Gaskel e Bauer, 2002) com cinco docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira. O conjunto de dados foi analisado a partir dos contributos de Bardin (2011). Os resultados apontam que apesar do reconhecimento da importância dos saberes tradicionais para a formação dos sujeitos, estes ainda são incorporados de forma superficial no currículo escolar, em decorrência de desafios diversos, como a ausência de formação para os professores, articulada aos reflexos da colonialidade no contexto escolar e comunitário, expressas em diferentes áreas. Conclui-se que a escola investigada se encontra em fase de transição de um modelo regular para uma configuração quilombola. Os diálogos estabelecidos com o contexto, a partir do projeto horta escolar, revelou desafios referentes à articulação entre saberes tradicionais e científico, a materialização de uma educação descolonial e étnico-racial em um currículo intercultural e a abordagem de temáticas relacionadas à sociobiodiversidade como a educação ambiental.
Descripción : LIMA, Maria Vandia Guedes. Tecituras dialógicas entre conhecimentos científicos e tradicionais a partir da horta escolar: a experiência da Escola de Ensino Fundamental Olímpio Nogueira Lopes (Horizonte-Ceará-Brasil). 2024. 117f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Programa de Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentaveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7230
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA VANDIA GUEDES LIMA.pdf2024_diss_mlima.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.