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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7233
Título : | Educação ambiental e práticas docentes sustentáveis aplicadas em uma instituição escolar do município de Beberibe-CE |
Autor : | Torres, Maria Gorete Ribeiro |
Palabras clave : | Sustentabilidade Resíduos Sólidos Reaproveitamento |
Fecha de publicación : | 5-nov-2024 |
Citación : | TORRES, M. G. R. (2024) |
Resumen : | A geração de resíduos sólidos é uma questão preocupante e responsável por graves problemas que estão relacionados diretamente com meio ambiente. Amenizar tais problemas por meio de ações pedagógicas, é considerado relevante para preservação e conservação ambiental, pois leva os indivíduos a se tornarem sabedores do seu papel na importância dos cuidados com o planeta, principalmente para a redução dos impactos negativos referentes a questão dos resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo propor práticas docentes para aplicação da educação ambiental como ferramenta na promoção da sustentabilidade com ênfase na coleta seletiva de resíduos sólidos, junto aos docentes e discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Ferreira da Fonseca em Beberibe – CE. Os objetivos específicos deste estudo foram incentivar a inserção de metas voltadas ao estudo da educação ambiental e sustentabilidade no projeto político pedagógico da escola, bem como elaborar e aplicar estratégias educativas através de páticas docentes, para minimização, separação e destinação correta de resíduos sólidos domésticos e também o despertar da conscientização ecológica, no comprometimento da efetivação das ações referentes aos 7Rs da sustentabilidade. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos dos anos iniciais, contemplando as turmas de 2o e 5o ano, e dos anos finais, com as turmas de 7o, 8o e 9o ano, totalizando 88 estudantes. Assim, foram realizadas ações diversas, tais como: encontros durante a semana pedagógica com a comunidade escolar e famílias, aulas expositivas com atividades compartilhadas em grupos, músicas, oficinas de reaproveitamento, confecção de materiais educativos e palestras com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMABE), rodas de conversas, debates e seminários. Por fim, após toda a execução dessa pesquisa, e através das experiências vivenciadas com os discentes, detectou-se o quanto se faz necessário essas ações dentro e fora da escola, uma vez que os estudantes e professores se envolveram de forma expressiva a cada aula, fato que levou os gestores da instituição darem continuidade ao trabalho desenvolvido e pensar em outras formas de abordar a educação ambiental na escola, com a exploração de outras temáticas além das já vivenciadas pelos educandos. Portanto, por meio deste trabalho foi direcionado no espaço escolar vivências para um aprendizado notável que permitiu o diálogo e o desenvolvimento de habilidades, onde os discentes sentiram-se estimulados para uma mudança de comportamento necessária ao equilíbrio ecológico, aprendendo a respeitar e valorizar o meio, na garantia de um ambiente bem mais seguro e equilibrado. |
Descripción : | TORRES, Maria Gorete Ribeiro. Educação ambiental e práticas docentes sustentáveis aplicadas em uma instituição escolar do município de Beberibe-CE. 2024. 46f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Programa de Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7233 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
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