Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7252
Title: | Sessão Simultânea de Leitura: instrumento pedagógico na representatividade da identidade franciscana |
Authors: | Santos, Whelson dos |
Keywords: | Crianças - Livros e leitura Livros didáticos - São Francisco do Conde (BA) Identidade social nos livros didáticos Sessão Simultânea de Leitura (Projeto) |
Issue Date: | 30-Apr-2025 |
Citation: | SANTOS, W. (2025) |
Abstract: | A presente Dissertação de Mestrado irá esboçar a análise sobre a importância da Sessão Simultânea de Leitura (SSL) como instrumento de representatividade da identidade franciscana que utiliza, como recurso principal, o livro paradidático para o desenvolvimento da leitura e, posteriormente, estimula a alfabetização (processo escolar) e letramento (processo para a vida de modo geral) dos estudantes da rede municipal de São Francisco do Conde (BA), além de promover o fortalecimento da identidade franciscana, especialmente na Escola Municipal Arlete Magalhães. Aqui será exposto como a Sessão Simultânea de Leitura foi construída por meio da rede municipal, as práticas pedagógicas que estimulam a leitura, a alfabetização e a identidade franciscana e, por fim, como ocorria, na prática, a Sessão Simultânea de Leitura na Escola Municipal Arlete Magalhães que incluía os livros paradidáticos utilizados nesta ação, além de (i) o por quê da escolha destes, (ii) como o projeto estava interligado com demais ações do município, (iii) como os professores e as professoras usavam este(s) livro(s) em suas aulas, (iv) se os/as estudantes conseguiram desenvolver o propósito do projeto que era estimular a leitura e, por fim, (v) como era a participação da biblioteca da unidade escolar neste contexto. Para concluir, vamos definir se o projeto da Sessão Simultânea de Leitura (SSL) contribui no sentimento de pertencimento da identidade franciscana através dos livros paradidáticos utilizados. |
Description: | SANTOS, Whelson dos. Sessão Simultânea de Leitura: instrumento pedagógico na representatividade da identidade franciscana. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7252 |
Appears in Collections: | Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025_diss_whelsonsantos.pdf | 2025_diss_whelsonsantos.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.