Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7274
Title: | Entre o texto e a prática: o que dizem os artigos do Pibid-Inglês sobre a formação do docente no Maciço de Baturité |
Authors: | Rocha, Maria Gleiciane Lima |
Keywords: | Formação de professores Língua inglesa Pibid |
Issue Date: | 29-May-2025 |
Citation: | ROCHA, M. G. L. (2025) |
Abstract: | O presente artigo buscou buscou analisar os artigos produzidos por bolsistas do Pibid, professor supervisor e professor coordenador do subprojeto Letras-Língua Inglesa da Unilab, pertencentes às Edições 2020-2022/2022-2024, quanto aos seus objetivos, temáticas trabalhadas e atividades desenvolvidas nas escolas-campo. A metodologia do trabalho seguiu a abordagem qualitativa, descritiva e exploratória (Creswell, 2007). Os dados dos artigos foram analisados por meio do método de análise de conteúdo de Bardin (1970). As etapas de organização e análise dos dados dos artigos ocorreram no período de fevereiro a maio de 2025. Foi apresentado um tópico de contextualização sobre a realização do subprojeto Letras- Língua Inglesa no Pibid/Unilab. Em seguida, foram dispostos três quadros com informações sobre os artigos analisados. No Quadro 1, verificam-se os títulos dos artigos, os autores, a editora e ano de publicação. No Quadro 2, encontram- se os objetivos principais dos artigos. No Quadro 3, observam-se as categorias temáticas, temas e subtemas dos artigos. A análise dos artigos apresentou de acordo com as categorias emergidas, a perspectiva reflexiva do licenciando no contexto de prática em sala de aula, o planejamento de aulas e a identificação com a profissão, em conjunto com o professor supervisor. O segundo aspecto apresentado e discutido foi a interdisciplinaridade e os projetos desenvolvidos durante a participação dos estudantes no Pibid. Além disso, ao final dos resultados, abordaram-se as principais dificuldades identificadas pelos bolsistas do Pibid Letras-Língua Inglesa durante suas experiências nas Escolas-campo. O presente trabalho analisou os artigos do subprojeto Letras- Língua Inglesa, trouxe os temas, os objetivos principais, trabalhou em categorias temáticas e dialogou com a literatura existente sobre o tema. Compreendeu-se pelos relatos de experiências dos licenciandos que eles identificaram elementos importantes sobre a relação teoria e prática em sala de aula, importância de identificar lacunas na aprendizagem para propor melhores estratégias de ensino, enfatizaram também a importância do Pibid para a formação inicial de professores e para a aproximação com a identidade profissional. Por fim, o presente trabalho destacou a importância da escrita acadêmica para a divulgação das atividades realizadas no âmbito do Pibid e para a reflexão dos bolsistas sobre suas práticas experienciadas em sala de aula. |
Description: | ROCHA, Maria Gleiciane Lima. Entre o texto e a prática: o que dizem os artigos do Pibid-Inglês sobre a formação do docente no Maciço de Baturité. 2025, 32f. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará,2025. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7274 |
Appears in Collections: | Artigos - Letras Língua inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Gleiciane Lima Rocha.pdf | 2025_art_mrocha.pdf | 303,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.