Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7283
Título : Um estudo de pontos críticos degenerados e não degenerados
Autor : Silva, Matheus Maia
Palabras clave : Classificação
Pontos Críticos
Codimensão
Fecha de publicación : 28-nov-2024
Citación : SILVA, M. M. (2024)
Resumen : Neste trabalho, realizamos um estudo aprofundado sobre a classificação dos pontos críticos, com foco em sua distinção entre degenerados e não degenerados. Para os pontos críticos não degenerados, empregamos o Lema de Morse, que permite uma classificação precisa desses pontos a partir das características locais da função, quando a matriz Hessiana é diferente de zero. Já para os pontos críticos degenerados, aplicamos o “Splitting Lemma”, uma ferramenta essencial que facilita a compreensão e o tratamento de pontos críticos onde a matriz Hessiana se anula, apresentando uma estrutura mais complexa e deman- dando uma análise diferenciada. Esse trabalho inclui um estudo detalhado dos germes de funções, com foco específico nas funções de codimensão menor ou igual a cinco. Ao limitar o estudo a esse intervalo, conseguimos uma análise rica e compreensiva das singularidades de baixa a média complexidade, abordando tipos de singularidades que têm aplicações em diversas áreas, como física e geometria.
Descripción : SILVA, Matheus Maia. Um estudo de pontos críticos degenerados e não degenerados. 2024, 69f. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7283
Aparece en las colecciones: Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATHEUS MAIA DA SILVA.pdf2024_mono_msilva.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.