Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7289
Título : Sistmema Politico-social dos Balantas na Guiné-Bissau: a horizontalidade como princípio democrático
Autor : Nandiba, Bissawidna N’quinde
Palabras clave : Balanta
Guiné-Bissau
Democracia
Colegiados
Fases etárias
Fecha de publicación : 28-nov-2024
Citación : NANDIBA, B. N. (2024)
Resumen : O presente artigo buscou compreender em que medida o sistema político dos Balanta se assemelha ao que hoje conhecemos como democracia, um regime que, entre outros, é o mais predominante na sociedade moderna. Para isso, realizamos uma descrição preliminar que revela as diferentes fases etárias e etapas presentes na sociedade Balanta, organizadas desde o nascimento até a velhice, marcadas, em sua maioria, por atos de iniciação. Cada uma dessas fases, subdivididas em etapas, constitui os colegiados de homens e mulheres. Analisou-se o princípio de horizontalidade do povo Balanta, as relações de poder, a independência dos colegiados e a forma como cada fase etária é supervisionada pelas demais, estando sujeita a sanções no caso de descumprimento das regras. Foi abordada a ausência de um chefe ou poder centralizado, o que implica na inexistência de uma classe social dominante. No entanto, verificou-se que a tomada de decisões está vinculada às posições hierárquicas ocupadas sequencialmente desde a infância até a última fase da vida adulta. Por fim, buscou-se refletir sobre o significado de riqueza nesta sociedade. O principal objeto de análise foi a importância e a representatividade do arroz e das bolanhas (lugares de cultivo de arroz) na comunidade Balanta, bem como dos rebanhos e outros bens econômicos, considerados essenciais para a vida social e religiosa do povo Balanta.
Descripción : NANDIBA, Bissawidna N’quinde. Sistmema Politico-social dos Balantas na Guiné-Bissau: a horizontalidade como princípio democrático. 2024, 16f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7289
Aparece en las colecciones: Artigo - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bissawidna N’quinde Nandiba.pdf2024_art_bnandiba.pdf330,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.