Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7292
Title: | Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020. |
Authors: | Vieira, Artimiza |
Keywords: | Educação Ensino público básico Guiné-Bissau Precariedades |
Issue Date: | 26-Oct-2024 |
Citation: | VIEIRA, A. (2024) |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar a situação do ensino público na Guiné- Bissau, com foco no nível básico. Nas últimas décadas, o sistema educacional guineense enfrentou sérios desafios, resultantes de uma série de adversidades que comprometem os primeiros anos de aprendizagem, essenciais para o progresso acadêmico. Entre os principais problemas estão greves frequentes, condições precárias, falta de investimentos — menos de 2% do PIB do país é destinado à educação —, escassez de recursos didáticos, desvalorização dos professores e ausência de legislações eficazes no campo educacional. Esses fatores contribuíram para o alto índice de evasão escolar, especialmente ao longo das últimas décadas. Diante desse quadro, o Ministério da Educação estabeleceu como prioridade, para o período de 2017 a 2025, a inclusão de crianças fora da escola. Este estudo, adotando uma abordagem qualitativa, busca entender como diferentes setores e agentes podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino básico eficaz, que promova a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa. |
Description: | VIEIRA, Artimiza. Ensino público na Guiné-Bissau: uma análise da situação educacional no setor básico entre os anos de 2010 a 2020. 2024, 164f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7292 |
Appears in Collections: | Artigo - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artimiza Vieira.pdf | 2024_art_avieira.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.