Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7320
Título: O papel da educação ambiental na implementação de práticas de coleta seletiva
Autor(es): Gomes, João Evangelista Ferreira
Palavras-chave: Coleta Seletiva
Educação Ambiental
Data do documento: 22-Jan-2025
Citação: GOMES, J. E. F. (2025)
Resumo: A industrialização e o crescimento econômico nos séculos XIX e XX causaram mudanças nos hábitos de consumo, aumentando a produção de resíduos difíceis de degradar, como vidro, plástico e metais, prejudicando o meio ambiente. A destinação inadequada desses resíduos pode afetar a qualidade do solo, ar e água, representando risco à saúde pública. A coleta seletiva é essencial para reduzir a quantidade de lixo em aterros e minimizar a poluição. No entanto, sua implementação eficaz exige planejamento, conscientização da população e superação de desafios como custos e manutenção, visando à sustentabilidade das ações. A pesquisa teve como objetivo avaliar o papel da Educação Ambiental na compreensão de práticas de coleta seletiva. Foi realizada uma revisão de literatura pela Biblioteca Virtual em saúde (BVS), optou-se por uma busca aberta, sem delimitação temporal, com artigos relacionados a temática, com os descritores em saúde (DeCS), “Coleta Seletiva” e “Educação Ambiental”. Como critério de inclusão foram utilizados: estudos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), artigos na íntegra no idioma português e inglês. Já como critérios de exclusão, foram: monografias, teses, dissertações, artigos em espanhol e artigos que não condiz com o objetivo da pesquisa. O estudo revelou, que apesar das pessoas conhecerem a importância da reciclagem, a prática é limitada pela falta de coleta seletiva e tempo. Percebeu- se que o lixo é associado a doenças, proliferação de vetores e poluição, com impactos negativos na saúde pública e para o meio ambiente. A mobilização da comunidade e o fortalecimento de sistemas de gestão de resíduos são fundamentais para melhorar o manejo do lixo. No entanto, a implementação de legislações ambientais enfrenta dificuldades, como a escassez de recursos, e a coleta seletiva ainda depende de iniciativas informais. Nesse sentido, enfatizou-se a importância da reciclagem, da coleta seletiva e o aprimoramento da Educação Ambiental. O estudo apontou que há a necessidade de ações como maior responsabilidade no descarte, coleta eficiente e uma maior participação do Estado nesse processo.
Descrição: GOMES, João Evangelista Ferreira. O papel da educação ambiental na implementação de práticas de coleta seletiva. 2025, 22f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7320
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO EVANGELISTA FERREIRA GOMES.pdf2025_art_jgomes.pdf522,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.