Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7323
Title: Recuperação ambiental do açude do barro branco em Juazeiro do Norte-CE: desafios e soluções para a gestão sustentável de recursos hídricos
Authors: Morães, José Laécio de
Keywords: Recuperação de áreas degradadas
Degradação dos Recursos Hídricos
Áreas de Preservação Permanente
Issue Date: 8-Jan-2025
Citation: MORÃES, J. L. (2025)
Abstract: O presente trabalho busca compreender os desafios e soluções para a recuperação ambiental do Açude do Barro Branco, em Juazeiro do Norte, Ceará. Para tanto, em primeiro lugar identificamos as causas e tipos de degradação ambiental do Açude do Barro Branco. Em seguida, avaliamos como tem sido feita a gestão dos recursos hídricos do Açude do Barro Branco. Por fim, propomos um plano de recuperação ambiental para mitigar os impactos ambientais identificados no referido recurso hídrico. Como metodologia, adotamos inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o tema, posteriormente, aplicamos um checklist para identificação de causas e tipos de degradação e entrevistas com gestores públicos e privados relacionados à gestão do reservatório. Como resultados foi apresentado um diagnóstico da situação atual do Açude do Barro Branco e sua gestão e propomos um plano de recuperação ambiental da área de estudo, bem como indicamos os principais desafios a serem enfrentados na gestão e recuperação desse bem ambiental, dando um norte para as ações a serem implementadas para melhoria de sua qualidade ambiental.
Description: MORÃES, José Laécio de. Recuperação ambiental do açude do barro branco em Juazeiro do Norte-CE: desafios e soluções para a gestão sustentável de recursos hídricos. 2025, 25f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7323
Appears in Collections:Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Laécio de Moraes.pdf2025_art_jmorães.pdf2,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.