Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7385
Título: A Arte no pensamento de Friedrich Nietzsche na obra “Humano, demasiado humano”.
Autor(es): Marinho, Maria Jonelma Lemos
Palavras-chave: Nietzsche
Aforismo
Arte
Filosofia
Metafísica
Data do documento: 23-Out-2020
Citação: MARINHO, M. J. L. (2020)
Resumo: O estudo trata sobre os aforismos que permeiam a arte e o artista segundo o filósofo Friedrich Nietzsche. Elege como objeto de estudo a obra “Humano, Demasiado Humano”, do referido autor, publicada em 1878. O objetivo geral é analisar o conceito de arte e o papel do artista no pensamento de Friedrich Nietzsche, especialmente em sua obra Humano, Demasiado Humano. Tomou-se como objetivos específicos: descrever a trajetória de vida do filósofo Friedrich Nietzsche com foco na incursão ao conceito de arte; compreender as rupturas que este conceito dispara em relação à metafísica nos aforismos presentes no livro; analisar as interrelações entre metafísica, moral, religião, amor, política e relações sociais tratadas na obra. Utilizou-se como metodologia de investigação a pesquisa bibliográfica, com suporte em dez aforismos sobre a arte e o artista na obra em questão. Apresentamos aspectos relevantes da vida e obra do filósofo. Conclui-se que Friedrich Nietzsche desenvolve um pensamento filosófico epistemológico que problematiza as realidades imutáveis e as verdades inquestionáveis sinalizando a dinamicidade da sociedade e a importância do artista ser criador de novos valores, dessa maneira, defende o pensamento livre diante da inocuidade da metafísica no futuro. No seu pensamento estético, pensar diferente do que se espera é recriar, produzir arte sendo artista de sua própria criação.
Descrição: MARINHO, Maria Jonelma Lemos. A Arte no pensamento de Friedrich Nietzsche na obra “Humano, demasiado humano”. 2020. 34f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7385
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JONELMA LEMOS MARINHO.pdf2020_proj_mmarinho.pdf353,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.