Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7409
Título: Atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba-CE
Autor(es): Costa, Camila Alves de
Palavras-chave: Professores de educação especial
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Data do documento: 29-Nov-2024
Citação: COSTA, C. A. (2024)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola de ensino fundamental I, no município de Aracoiaba (CE). Deste modo, teve como problemática, analisar como se dá a atuação dos/as docentea voltada à educação especial inclusiva na educação infantil de uma escola pública de Aracoiaba. Tem como obejtivos especificos: Identificar os principais desafios enfrentados pelas docentes na concretização da Educação Especial Inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba; Verificar as atvidades desenvolvidas na sala de aula pelas professoras, com atenção voltada á inserção e participação das crianças com deficiência; Descrever a relaçao professor da sala comum, professor AEE e cuidador escolar no processo de inclusão escolar. O referido trabalho tem embasamento teórico estruturado com base nos autores como Nóvoa (1995), Meirieu (2005), Sassaki (1997), Mantoan (1997), PRADO e FREIRE (2001), Carneiro (2012), Fonseca (2021), OLIVEIRA (1996) e Gil (2002) e outros que também pesquisam sobre o referido tema. O presente estudo é classificado como uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, por meio do qual procura abordar o problema da pesquisa a partir de referências já publicadas, além da utilização de pesquisa de campo com a utilização de uma entrevista estruturada e semiestruturada, que servirá de subsídios para o embasamento a respeito do tema pesquisado. O estudo de campo é de grande relevância para nosso trabalho, considerando que em nossa pesquisa foram realizadas observações em sala, nos possibilitando uma visão e maior ideia a respeito do que nos propúnhamos a estudar. Nesse sentido, a partir das reflexões e pesquisa, percebemos a necessidade de discussão acerca do tema, bem como, uma formação específica na educação inclusiva para as docentes, tendo em vista, as dificuldades e desafios enfrentados pelas mesmas em sala de aula para incluir os alunos com deficiência. Foi evidenciado também a parceria professor titular da sala de aula, o professor do AEE e cuidador escolar, como meio para inclusão educacional das crianças com deficiência.
Descrição: COSTA, Camila Alves da. Atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba-CE. 2024. 33f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7409
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMILA ALVES DA COSTA.pdf2024_mono_acosta.pdf606,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.