Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7413
Título: Evasão escolar das mulheres e políticas educacionais na Guiné-Bissau
Autor(es): Gomes, Estelita Dinis
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Evasão Escolar
Mulheres
Políticas Educacionais
Data do documento: 14-Nov-2024
Citação: GOMES, E. D. (2024)
Resumo: Nesta presente monografia, discutimos e compreendemos a necessidade das políticas públicas educacionais para evitar e combater a evasão escolar das mulheres no ensino básico guineense. Quisemos compreender o que acontece entre o desejo de estudar e os problemas socioeconômicos, culturais e familiares, que aparecem ao longo do ciclo da escolarização dessas mulheres. Ao longo de estudo apresentamos os dados e taxa da evasão escolar entre os gêneros e também a disparidade e desigualdade entre zonas. Ainda discutimos sobre as causas que levam as meninas a saírem das escolas antes de terminarem o ensino básico. E abordamos sobre a intervenção do Estado na criação de políticas públicas para combater a evasão escolar de meninas e mulheres em todo o país no sistema educativo guineense. Metodologicamente, aplicamos a pesquisa bibliográfica, no qual analisamos livros, teses, monografias, dissertação e artigos já publicados sobre a evasão escolar das mulheres e políticas educacionais na Guiné- Bissau, através da revisão da literatura sobre o assunto e os dados foram apresentados e analisados qualitativamente. Servimos também do método documental e analisamos documentos produzidos na Guiné-Bissau, e por organizações como Organizações das Nações Unidas (ONU), UNICEF, UNESCO, entre outras, que abordam questões relacionados à temática pesquisada neste trabalho. Por fim, fizemos uma pesquisa de campo que foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas por meio de tópicos. Portanto, os problemas da evasão escolar que afetam as mulheres e meninas são causadas por várias razões, que incluem: fatores socioeconômicos e culturais, entre diferentes espaços e ciclos escolares, o que sugere um engajamento forte por parte do governo para garantir que todas as meninas/mulheres tenham direito de continuar os estudos.
Descrição: GOMES, Estelita Dinis. Evasão escolar das mulheres e políticas educacionais na Guiné-Bissau. 2024. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7413
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTELITA DINIS GOMES.pdf2024_mono_egomes.pdf344,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.