Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414
Título : | Ensinar e Acolher: contribuições da afe vidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultos |
Autor : | Silva, Larice Xavier da |
Palabras clave : | EJA Afetividade Ensino-aprendizagem Diálogo |
Fecha de publicación : | 2-jun-2025 |
Citación : | SILVA, L. X. (2025) |
Resumen : | A presente monografia tem como objetivo investigar o impacto da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando como as relações afetivas entre educadores e educandos podem contribuir para o fortalecimento dos vínculos com o conhecimento e a permanência dos alunos na escola. Para isso, o trabalho é dividido em cinco seções. A primeira aborda o contexto histórico e legal da EJA, destacando seus marcos normativos e as políticas públicas que a sustentam. A segunda seção trata da alfabetização e do letramento como práticas emancipadoras, discutindo suas especificidades no contexto da EJA. A terceira seção analisa a afetividade como elemento central no processo educativo, com base na perspectiva freiriana, enfatizando a importância do diálogo, da escuta e do acolhimento. A quarta seção apresenta o percurso metodológico, com base em entrevistas realizadas com educandos da EJA, cuja análise é desenvolvida na quinta seção. Os relatos evidenciam que a afetividade exerce um papel essencial na construção da autoestima dos educandos, promovendo um ambiente de pertencimento e confiança. Conclui-se que a afetividade, compreendida como princípio pedagógico, humaniza a educação e impulsiona o desejo de aprender, sobretudo em contextos marcados por exclusões e interrupções escolares. |
Descripción : | SILVA, Larice Xavier da. Ensinar e Acolher: contribuições da afevidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultos. 2025. 56f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARICE XAVIER DA SILVA.pdf | 2025_mono_lsilva.pdf | 650,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.