Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451| Título : | Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil. |
| Autor : | Soares, Danúbia |
| Palabras clave : | Educação Escolar Indígena Educação de Jovens e Adultos Ensino de Biologia Interculturalidade Identidade étnica |
| Fecha de publicación : | 19-may-2025 |
| Citación : | SOARES, D. (2025) |
| Resumen : | A Educação Escolar Indígena configura-se como um modelo diferenciado de ensino, que busca respeitar e integrar os saberes tradicionais aos conhecimentos sistematizados. No contexto da Educação de Jovens e Adultos em comunidades indígenas, emergem desafios específicos, mas também potencialidades singulares, especialmente no ensino de disciplinas como a Biologia. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Biologia na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, localizada na Aldeia Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz, Ceará. A escola, que oferta a Educação de Jovens e Adultos no período noturno, pauta-se na valorização da interculturalidade e no fortalecimento da identidade étnica dos estudantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento o questionário com estudantes do ensino médio. Os dados revelaram que os estudantes demonstram interesse pela disciplina de Biologia, especialmente quando os conteúdos são abordados de forma contextualizada, relacionando-se com seu cotidiano e com os saberes tradicionais da comunidade. No entanto, observou-se que muitos estudantes tinham pouco ou nenhum contato prévio com a disciplina, o que dificultou a aprendizagem inicial. Diante disso, destaca-se a importância de práticas pedagógicas que considerem as especificidades culturais dos povos indígenas e promovam uma educação significativa e emancipatória. Conclui-se que o ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos indígena deve ser repensado de modo a integrar os conhecimentos científicos aos saberes ancestrais, contribuindo para uma formação de sujeitos críticos, conscientes de sua identidade e do seu papel na sociedade. |
| Descripción : | SOARES, Danúbia. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil. 2025. 15f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451 |
| Aparece en las colecciones: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Danúbia Soares.pdf | 2025_art_dsoares.pdf | 221,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.