Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7497
Título : Amamentar no contexto da deficiência visual: percepção materna
Autor : Sousa, Anny Karolainy da Silva
Palabras clave : Pessoas com deficiência visual
Aleitamento materno
Promoção a saúde
Fecha de publicación : 10-mar-2025
Citación : SOUSA, A. K. S. (2025)
Resumen : Introdução: A deficiência visual é definida pela Organização Mundial da Saúde como uma condição que afeta o sistema visual e suas funções. Mulheres com deficiência visual enfrentam desafios significativos, incluindo barreiras no acesso aos serviços de saúde, estigma social e dificuldades em desempenhar papeis de cuidado, como a amamentação. Conhecer a percepção das mães com deficiência visual sobre o processo de amamentar se faz necessário para promover a criação de um plano de cuidado adequado e inclusivo. Objetivo: Conhecer a percepção das mães com deficiência visual sobre o processo de amamentar. Método: Trata-se de um estudo transversal, de abordagem qualitativa, que envolveu oito mulheres com deficiência visual que passaram pela experiência de amamentação. A coleta de dados ocorreu entre abril e maio de 2024, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em domicílio e na Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC). A amostragem foi por conveniência e bola de neve exponencial, com critério de saturação para determinar o encerramento. Os dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ, utilizando a técnica de classificação hierárquica descendente (CHD). Resultados: As participantes apresentaram idade média de 39,5 anos, sendo a maioria solteira e com predominância de ter realizado o aleitamento materno por mais de quatro meses. A análise gerou três classes: "Aprendendo a amamentar", que abordou o sentimento de medo e descoberta da confiança durante a amamentação; "Desejo e dificuldades para amamentar", que descreveu os desafios enfrentados pelas mulheres como medo, insegurança e a falsa ideia de incapacidade; e "Presença e ausência da rede de apoio", que destacou a importância do apoio familiar e profissional. Conclusão: A experiência de mães com deficiência visual na amamentação envolve desafios como insegurança, adaptações e a necessidade de suporte adequado. A implementação de ações inclusivas nos serviços de saúde e o fortalecimento das redes de apoio são essenciais para garantir uma amamentação segura e satisfatória.
Descripción : SOUSA, Anny Karolainy da Silva. Amamentar no contexto da deficiência visual: percepção materna. 2025. 42f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7497
Aparece en las colecciones: Monografia - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANNY KAROLAINY DA SILVA SOUSA.pdf2025_mono_asousa.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.