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Título: Educação decolonial e antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola da zona rural de Redenção CE: identidades e cabelos crespos e cacheados
Autor(es): Souza, Francisca Daiane Luz de
Palavras-chave: Identidades
Cabelos
Educação antirracista
Decolonialidade
Relações étnico-raciais
Data do documento: 14-Jun-2025
Citação: SOUZA, F. D. L. (2025)
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral investigar as implicações e/ou efeitos da implementação das práticas educativas decoloniais e antirracistas na formação da identidade capilar e/ou negra das alunas matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da zona rural do município de Redenção (CE). Para essa finalidade foram delineados três objetivos, a saber: demonstrar os efeitos da colonialidade e do racismo na política de formação de professores (as) mediante discursos, no delineamento das práticas pedagógicas e na construção de identidades no contexto escolar da zona rural; descrever aspectos do cotidiano e da realidade da sala de aula que colaboram na formação da (s) identidade (s) capilar (es) crespas/ cacheadas das alunas matriculadas nessa etapa da escolarização; identificar atitudes de percepções, afetos, expectativas e sentimentos das alunas frente às temáticas autoestima, cabelo cacheado/crespo, pertencimento étnico-racial e acolhimento de suas especificidades no contexto educativo. O caminho metodológico deste trabalho segue uma abordagem qualitativa, com fins exploratórios a partir dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e participante. Autores como Gomes (2020), Cruz (2018), hooks (2017), Freire (2011), entre outros, foram fundamentais para a discussão teórica desta pesquisa. Assim, as experiências nos estágios supervisionados da Licenciatura em Pedagogia (UNILAB) orientaram essa escrita acadêmica. Os resultados apontaram a existência de um viés decolonial e antirracista na formação de professores (as), no entanto, na realidade educativa da zona rural percebeu-se que as alunas com cabelos crespos ou cacheados não têm acesso a referências positivas no contexto escolar que fortaleçam sua autoestima e identidade capilar, e por isso, seria primordial a implementação efetiva das Leis 10.639/2003 e 11645/2008 nas instituições de ensino locais, em prol de uma construção subjetiva e identitária positiva, emancipadora e humanizadora.
Descrição: SOUZA, Francisca Daiane Luz de. Educação decolonial e antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola da zona rural de Redenção CE: identidades e cabelos crespos e cacheados. 2025. 88f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7578
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