Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615
Título : A atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissau
Autor : Nanque, Amison
Palabras clave : Escola Comunitária Hodjamei Nanque-Cumano
Escolas comunitárias - Cumano (Biombo, Guiné-Bissau)
Fecha de publicación : 4-jun-2025
Citación : NANQUE, A. (2025)
Resumen : Este trabalho visa compreender a educação comunitária da Escola Comunitária de Cumano na Guiné-Bissau, principalmente a sua atuação e funcionamento na comunidade de Cumano. O artigo é um estudo de caráter bibliográfico e documental. E utilizou-se como fonte de investigação além dos livros, artigos e Leis educacionais, um questionário que foi respondido via formulário google forms, para levantamento de informações e construção dos dados. O apoio teórico se baseia em pesquisas anteriores, principalmente sobre a educação comunitária. O trabalho aborda a criação da Escola de Cumano, em que perspectiva nasceu e como acontece sua atuação atualmente. O artigo estrutura-se em (4) sessões ou tópicos. E estabelecemos os objetivos específicos a seguir: 1. Compreender a educação promovida pelas comunidades junto à escola comunitária da Guiné-Bissau; 2. Refletir sobre o funcionamento e a atuação da escola dentro da comunidade; 3. Entender as dificuldades e desafios que a comunidade enfrenta junto a escola comunitária para dar possibilidade da escolarização às crianças. 4. Conhecer as estratégias usadas pela escola comunitária de Cumano para garantir a educação na comunidade. Destaco, a mobilização da comunidade local como contribuição fundamental para o acesso das crianças à educação, o que é de extrema importância para a comunidade e para a Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África que enfrenta desafios enormes para oferecer acesso à educação formal, em todos os níveis de ensino.
Descripción : NANQUE, Amison. A atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissau. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_arti_amisonnanque.pdf2025_arti_amisonnanque.pdf824,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.