Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652
Título : Desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais
Autor : Moura, Francisco Fernando Bessa
Palabras clave : Educação Inclusiva
Necessidades Educacionais Especiais
Desafios dos Docentes
Formação de Professores
Fecha de publicación : 12-nov-2025
Citación : MOURA, F. F. B. (2025)
Resumen : A educação especial inclusiva tem se consolidado como um tema fundamental no cenário educacional, embora sua implementação prática ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que tange à capacitação docente e ao suporte pedagógico. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na Escola Municipal José Neves de Castro, localizada em Acarape (CE). A pesquisa adotará uma abordagem de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de campo. A coleta de dados empíricos será realizada por meio de questionários semiestruturados e entrevistas individuais com oito professores do Ensino Fundamental I que atuam diretamente com alunos com NEE. A análise de conteúdo dos depoimentos visa identificar padrões relacionados à falta de formação continuada, escassez de recursos e o papel da família. Espera-se que os dados a serem obtidos forneçam subsídios concretos para a Secretaria Municipal de Educação de Acarape (SME), visando a oferta de apoio público e o aprimoramento das práticas educacionais inclusivas no contexto escolar.
Descripción : MOURA, Francisco Fernando Bessa. Desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais. 2025. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) - Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCO FERNANDO BESSA MOURA.pdf2025_proj_fmoura.pdf389,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.