Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7701
Título: O impacto dos agentes de apoio à inclusão na vida escolar de crianças com espectro autista: uma pesquisa na escola Boanerges Jacó, em Barreira-CE
Autor(es): Silva, Milena Keylla Oliveira
Palavras-chave: Agente de apoio à inclusão
Educação Inclusiva
Políticas públicas
Transtorno do espectro autista
Data do documento: 29-Mai-2025
Citação: SILVA, M.K. O. (2025)
Resumo: Este trabalho discute o impacto dos agentes de apoio à inclusão na vida escolar de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), com isso essa pesquisa se mostrou relevante devido ao crescente número de matrículas destes alunos nas salas comuns tendo acesso ao atendimento especializado. O objetivo principal foi descrever e analisar a atuação desses profissionais no cotidiano escolar, além de examinar o impacto na aprendizagem e no desenvolvimento desses estudantes. A metodologia utilizada classifica-se como de natureza básica com métodos qualitativos e quantitativos, além disso foram aplicadas entrevistas semi estruturadas para a coleta de dados. Os resultados encontrados mostram um número baixo de agentes de apoio à inclusão com formações relacionadas ao tema, além de pouco conhecimento sobre as políticas públicas voltadas para a inclusão por parte de todos os profissionais que compõem a escola, apesar de na sua maioria contarem com bastante experiência. Conclui-se que a atuação dos agentes pode contribuir para a inclusão de estudantes com (TEA) porém é necessário investir em qualificações adequadas para esses profissionais para que a educação inclusiva produza efeito.
Descrição: SILVA, Milena Keylla Oliveira. O impacto dos agentes de apoio à inclusão na vida escolar de crianças com espectro autista: uma pesquisa na escola Boanerges Jacó, em Barreira-CE. 2025. 38f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7701
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA KEYLLA OLIVEIRA SILVA TCC 2-4.pdf2025_mkosilva.pdf596,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.