Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7743
Título: Experiência e conhecimento de enfermeiros em comunicação e tecnologias assistivas para o atendimento às Pessoas com deficiência
Autor(es): Silva, Lucas de Sousa
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência
Cuidados de Enfermagem
Comunicação
Enfermagem
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: SILVA, L. S. (2023)
Resumo: Introdução: A deficiência é condição existente em 15% da população mundial. Essa população é crescente devido ao envelhecimento, agravamento de condições crônicas e acontecimentos acidentais. A vida desta população é permeada por barreiras sociais, econômicas e culturais que dificultam sua plena participação e autonomia na sociedade. Tais obstáculos refletem em menores condições de acesso à saúde e dificuldades de acesso a informações e consultas de qualidade. Neste contexto o profissional de enfermagem possui papel fundamental na atenção às Pessoas com deficiência na maximização de capacidades funcionais e minimização do impacto de suas limitações para efetivação da saúde e melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o conhecimento e experiência de enfermeiros quanto à comunicação e uso de tecnologias assistivas no atendimento à Pessoa com Deficiência. Métodos: Estudo descritivo transversal, realizado em 12 municípios do maciço de Baturité – Ceará com 84 enfermeiros de outubro de 2022 a fevereiro de 2023. Foram a aplicados questionários sociodemográficos e sobre o conhecimento à pessoa com deficiência, comunicação e tecnologias assistivas a 84 enfermeiros do sistema público de saúde. Resultados: 26 (31,3%) enfermeiros possuíam entre 23 e 26 anos, 52 (62,7%) prestam assistência em unidades de nível de atenção primária à saúde, 60 (71,4%) autodeclararam ser pretos ou pardos, 71 (84,5%) do sexo feminino e 47 (56%) especialistas. Destes profissionais, 44 (53%) concluíram a graduação em instituições privadas de ensino, 46 (54,8%) não cursaram disciplinas que discutissem a temática de pessoas com deficiência e 4 (4,8%) relataram ter participado de grupos de pesquisa ou extensão e 23 (27,4%) enfermeiros relataram ter realizado cursos sobre a temática. Quanto a experiência destes profissionais no atendimento a este público 51 (60,7%) afirmaram já ter assistido a pessoa com deficiência visual, 69 (82,1%) deficiência motora, 57 (67,9%) deficiência auditiva, 59 (70,2%) deficiência intelectual e 58 (70,7%) pacientes com Transtorno do Espectro Autista. De uma pontuação máxima de 39 pontos no questionário sobre pessoas com deficiência, obteve-se média de 26,1 pontos, mediana de 27 pontos e moda de 23 pontos. A maioria dos enfermeiros apresentou pontuação entre 50 e 75% de taxa de acerto. Profissionais que concluíram a graduação em instituições de ensino público (p = 0,008) e maior titulação acadêmica (p = 0,005) apresentaram melhores pontuações. Conclusões: Conclui-se que os profissionais do maciço de Baturité possuem conhecimento adequado sobre conceitos e definições sobre pessoas com deficiência. Evidenciou-se que o atendimento a esta população é permeado por desafios e limitações principalmente relacionados ao estabelecimento de comunicação eficaz e assim como também existe dificuldade por parte dos profissionais na implementação e aplicação de tecnologias assistivas para o atendimento a pessoas com deficiência.
Descrição: SILVA, Lucas de Sousa. Experiência e conhecimento de enfermeiros em comunicação e tecnologias assistivas para o atendimento às Pessoas com deficiência. 2023. 73f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem,Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7743
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Lucas de Sousa Silva.pdf2023_diss_ldessilva.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.