Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/788
Title: Educação de Terreiro: o Terreiro de Candomblé como lugar de educação
Authors: Santana, Maria Aparecida Santos
Keywords: Candomblé - Bahia
Candomblé - Educação
Religião - Bahia - Educação
Ilê Axé Opô Afonjá
Issue Date: 28-Jul-2017
Citation: SANTANA, M. A. S. (2017)
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma investigação que teve por finalidade estudar as práticas cotidianas de um Terreiro de Candomblé, precisamente o Ilê Axé Opô Afonjá. A pergunta que orientou o percurso desta investigação foi: de que forma essas práticas influenciam na educação e construção da cidadania e dos valores éticos e culturais de seus adeptos? A fundamentação teórica teve por embasamento principal Stela Guedes Caputo, Vanda Machado dos Santos dentre outras contribuições. A metodologia aplicada foi da observação direta, por meio de conversas informais e da realização de entrevistas semiestruturadas com a comunidade do terreiro, que serviu de fonte de informação. As conclusões apontam que o Terreiro de Candomblé se constitui um espaço onde existe um processo de educação e formação cultural. Na educação do terreiro identificou-se o reencontro com os valores da tradição cultural africana; rigidez em respeito à hierarquia, por meio de uma metodologia relacionada à vivência comunitária, onde a observação participante e a repetição se constituem na chave para esse aprendizado.
Description: SANTANA, Maria Aparecida Santos. Educação de Terreiro: o Terreiro de Candomblé como lugar de educação. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/788
Appears in Collections:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_mono_msantana.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.