Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7911
Título : A formação continuada de professores na perspectiva da etnomagnética: caminhos para a implemantação da educação para as relações étnico-raciais (ERER) no ensino da Matemática
Autor : Lima, Francisco Robson de
Palabras clave : Educação para as relações étnico-raciais
Etnomatemática
Formação continuada
Fecha de publicación : 17-dic-2025
Citación : LIMA, F. R. (2025)
Resumen : As disparidades educacionais persistentes no sistema educacional brasileiro, evidenciadas por dados demográficos e indicadores de desempenho escolar, evidenciam que as desigualdades raciais são intrínsecas ao modelo socioeconômico que impera no Brasil desde a chegada dos colonizadores europeus. Essa constatação se ancora, por exemplo, nas diferenças significativas entre estudantes brancos e negros. Os processos de formação de professores na Matemática não diferem disso, pois, historicamente, tangencia as relações étnico-raciais e isso repercute no âmbito do ensino. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender os contributos da formação continuada para a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), com a abordagem da Etnomatemática, no ensino de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, em Itaitinga, município do Ceará. O delineamento metodológico da pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-formação de Pimenta (2005) como estratégia principal, apoiada em revisão de literatura e na pesquisa documental, tendo como campo empírico uma escola pública urbana do município que atende estudantes exclusivamente de anos finais e que possui quantidade significativa de professores de Matemática. O referencial teórico fundamentou-se nas contribuições de Freire (1996), Candau (2012, 2020), Pimenta (2007), Pimenta e Lima (2019), Gatti (2010, 2013, 2015, 2020), Munanga (2015, 2022), Gomes (2005a, 2005b, 2012a, 2012b), D’Ambrosio (2022) e Knijnik (2013, 2017), dentre outros, cujas obras discutem de forma relevante a formação docente, a educação antirracista, a valorização dos saberes culturais e das práticas pedagógicas na perspectiva da Etnomatemática. As análises dos materiais formativos e as falas dos docentes evidenciaram a falta de conhecimento acerca da temática, o que desvelou uma realidade de lacunas formativa desses professores por parte da Secretaria Municipal de Educação, que não contemplou a Educação das Relações Étnico- Raciais e a Etnomatemática nas suas formações continuadas. O estudo revelou, ainda, o potencial dessa formação em abrir espaços de discussões e direcionamentos de práticas pedagógicas capazes de reconhecer e valorizar diversos outros saberes historicamente tangenciados e, sobretudo, possibilitar a transformação do ensino da matemática escolar. Por fim, a pesquisa propõe como Produto Educacional um percurso formativo estruturado em quatro encontros que contribui para a implementação da ERER no ensino de Matemática, a fim de colaborar com uma educação mais inclusiva, democrática e socialmente comprometida.
Descripción : LIMA, Francisco Robson de. A formação continuada de professores na perspectiva da etnomagnética: caminhos para a implemantação da educação para as relações étnico-raciais (ERER) no ensino da Matemática. 2026. 134f. Dissertação - Curso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2026.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7911
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FRANCISCO ROBSON DE LIMA pós defesa.pdf2026_diss_frdelima.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.