Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1001
Título: Biossegurança e serviços de saúde
Título(s) alternativo(s): saberes e práticas de técnicos de enfermagem
Autor(es): Inturé, Nené
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador
Exposição a Agentes Biológicos
Técnicos de Enfermagem
Enfermagem
Data do documento: 2017
Citação: INTURÉ, N. (2017)
Resumo: Os profissionais de saúde, especialmente técnicos de enfermagem (TE), estão expostos a diversos riscos ocupacionais sendo importante que estes conheçam e sejam adeptos a medidas de biossegurança. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar e descrever as ações e conhecimento dos TE acerca de biossegurança. É um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, foi desenvolvido com 69 TE que trabalham na atenção primária de cinco municípios que compõem a região do maciço de Baturité. Para coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado e programaExcel for Windows® 2010 e processados no software StatisticalPackage for Social Sciences - SPSS IBM for Windows versão 22.0para análise dos dados. Dentre os profissionais pesquisados, 65,7% não consideram seu trabalho seguro, cerca de 80% se expõem aos riscos ocupacionais, 34,1% dos profissionais de zona rural sofreram acidentes de trabalho. Por meio das análises, observou-se que as variáveismunicípio, zona de residência, escolaridade, treinamento da função e conhecimento acerca de riscos ocupacionais foram estatisticamente significativas com P<0,005. Vale salientar que a promoção de melhores condições de trabalho e capacitação nos serviços de saúde se fazem necessárias, uma vez que os profissionais de saúde estão expostos a riscos que possam comprometer a sua saúde física, psíquica e deixando-os vulneráveis a acidentes laborais.
Descrição: INTURÉ, Nené. Biossegurança e serviços de saúde: saberes e práticas de técnicos de enfermagem. 2017. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1001
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ninturé.pdf2017_art_ninturé.pdf706,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.