Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
Title: Identificação dos fatores de risco modificáveis dos idosos atendidos no programa hiperdia de uma unidade básica de saúde do Município de Aracoiaba
Authors: Lima, Paula Alves de
Keywords: Enfermagem
Doenças Cardiovasculares
Fatores de Risco
Hipertensão Arterial
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, P. A. (2017)
Abstract: Os fatores de risco conhecidos e comprovados para as doenças cardiovasculares, estão classificados como modificáveis e não-modificáveis. O objetivo do estudo foi identificar os fatores de risco modificáveis relacionados às doenças cardiovasculares entre os idosos cadastrados no programa HIPERDIA de uma Unidade Básica de Saúde do município de Aracoiaba-Ceará. Estudo descritivo e transversal, cujos dados foram coletados de janeiro a março de 2017 com 76 idosos, por meio de formulários, contendo dados sociodemográficos, condições de saúde, presença de fatores de risco modificáveis, medidas antropométricas e a verificação da pressão arterial. A análise evidenciou associação significativa entre as variáveis: diagnóstico de hipertensão e valor alterado da PA. A associação do IMC com a classificação da PA, demonstrou significância. A pesquisa conclui que houve prevalência de inatividade física entre os participantes. Além disso, identificou-se o IMC alterado e a associação com níveis pressóricos elevados.
Description: LIMA, Paula Alves de. Identificação dos fatores de risco modificáveis dos idosos atendidos no programa hiperdia de uma unidade básica de saúde do Município de Aracoiaba. 2017. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_palima.pdf2017_art_palima.pdf126,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.