Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Título: Políticas Públicas Educacionais de combate à evasão escolar
Título(s) alternativo(s): o caso do ensino médio de Mulungu-CE
Autor(es): Costa, Antônia Lucivânia Alves
Palavras-chave: Evasão Escolar
Educação - Ensino Médio
Políticas Públicas Educacionais
Data do documento: 2017
Citação: COSTA, A. L. A. (2017)
Resumo: Um dos grandes problemas que a educação brasileira tem enfrentado durante muitos anos é a questão do abandono e da evasão escolar, que ocupa espaço nas discussões sobre políticas públicas para combater ou pelo menos minimizar esse fator. Diante dessa realidade, o objetivo que orienta esta pesquisa buscou compreender as políticas públicas educacionais (programas e projetos) utilizadas para combater ou minimizar a evasão escolar na Escola de Ensino Médio Professor Milton Façanha Abreu, no município de Mulungu-Ceará. Para obter uma explicação e compreensão mais ampla, a presente pesquisa é de abordagem qualitativa, considerando que foca na compreensão dos fenômenos. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, uma vez que é a única escola de ensino médio existente no município. Procurou-se trazer um estudo sobre as causas da evasão escolar segundo alguns autores, bem como demonstrações dos índices nas esferas nacional, regional, estadual e municipal, trazendo também uma síntese das políticas educacionais existentes. Através de questionários aplicados às turmas de primeiros e terceiros anos, distribuídos nos turnos manhã e tarde, foram coletados os dados necessários para o trabalho e, através de análises e observações, concluiu-se que a escola tem progredido gradativamente visando a resultados cada vez mais satisfatórios, mostrando que os próprios alunos se interessaram por se mobilizar na melhoria do ambiente escolar e na permanência do aluno na escola.
Descrição: COSTA, Antônia Lucivânia Alves. Políticas Públicas Educacionais de combate à evasão escolar: o caso do ensino médio de Mulungu-CE. 2017. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônia Lucivânia Alves Costa.pdf2017_mono_alacosta.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.