Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Título: A UNILAB no contexto dos 70 pontos da plataforma de Salvador- Bahia
Título(s) alternativo(s): ações estratégicas para o desenvolvimento do Maciço de Baturité, Ceará
Autor(es): Rodrigues, Francisco Antonio de Sousa
Palavras-chave: UNILAB
Políticas Educacionais
CPLP
70 Pontos de Salvador
Baturité-CE
Data do documento: 2017
Citação: RODRIGUES, F. A. S. (2017)
Resumo: Esta pesquisa busca revisitar a história de criação da Unilab dentro de um território do interior do Estado do Ceará profundamente marcado pelas desigualdades sociais que até então não possuía uma instituição de ensino superior pública. A problemática teve como condução a de como a Unilab se concretiza dentro da plataforma de ação dos 70 pontos de Salvador discutidos na II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora – CIAD como uma instituição voltada para a cooperação científica em especial com os países do continente africano membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP? E quais os seus possíveis impactos direcionados para o crescimento da Região do Maciço de Baturité – CE? Partindo dessas premissas geral e regional. Em se tratando de síntese metodológica, seu desenvolvimento seguiu a linha de estudos das ciências sociais aplicadas. Quanto ao objetivo de pesquisa, trata-se de um estudo descritivo. Quanto ao método procedimental ou procedimento técnico, empregou-se o estudo de caso. Já a abordagem da pesquisa é qualitativa. Com relação as técnicas de coleta e análise de dados primou-se pela interpretação de documentos e fontes secundárias. Este estudo está dividido em 4 (quatro) seções. Na primeira segmentação fizemos a introdução como uma proposta de demonstração desta pesquisa. Posteriormente, no segundo capítulo, foi feita uma abordagem a respeito da segunda CIAD, uma plataforma de ação dos 70 pontos de Salvador, e a concretização da Unilab dentro desses pontos. Na terceira seção abordamos as características nacionais e internacionais da Universidade e sua implantação na Macrorregião do Maciço de Baturité, Ceará. E, por último, temos as considerações finais, Por todo este estudo foi possível perceber alguns resultados concernentes aos benefícios da implantação da Unilab na Região do Maciço de Baturité e, sobretudo para os países africanos envolvidos em cooperação educacional com a Diáspora.
Descrição: RODRIGUES, Francisco Antonio de Sousa. A UNILAB no contexto dos 70 pontos da plataforma de Salvador- Bahia: ações estratégicas para o desenvolvimento do Maciço de Baturité, Ceará. 2017. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Antonio de Sousa Rodrigues.pdf2017_mono_fasrodrigues.pdf896,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.