Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Título: A Cooperação Brasil e Timor-Leste no desenvolvimento dos servidores públicos
Autor(es): Martins, Isaac dos Santos da Conceição
Palavras-chave: Administração Pública
Cooperação Internacional
Timor-Leste
Data do documento: 2017
Citação: MARTINS, I. S. C. (2017)
Resumo: A Cooperação Sul-Sul (CSS) ou Horizontal, também conhecida como a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD), hoje em dia, apresenta como um sistema que articula a política dos países emergentes e menos desenvolvido na promoção do desenvolvimento. Por meio nela, os países em similar grau de desenvolvimento possam atuar juntos e solucionem seus problemas, através de compartilhamento dos conhecimentos e experiências nas áreas econômicas, sociais, políticas e tecnológicas. A cooperação bilateral entre Brasil e Timor-Leste, neste caso, também fundamenta-se nas premissas da Cooperação Sul-Sul. Existem várias linhas de cooperação entre os dois países, uma delas com intuito de fomentar o desenvolvimento do Timor-Leste por meio de qualificação dos servidores públicos e desenvolvimento institucional. O presente trabalho intitulada a cooperação Brasil e Timor-Leste no desenvolvimento dos servidores públicos. Com objetivo geral, analisar o acordo de cooperação existente entre Brasil e Timor-Leste na construção e o desenvolvimento dos servidores públicos de Timor-Leste. E os objetivos específicos são: 1) analisar o impacto desta cooperação no programa de desenvolvimento dos servidores públicos de Timor-Leste, 2) apontar a influência do programa de desenvolvimento que foram dadas pelas profissionais brasileiros, na qualificação dos servidores públicos de Timor-Leste, 3) compreender o comprometimento do programa com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Timor-Leste 2011-2030. Este trabalho embasa-se na pesquisa bibliografia e documental, são livros, dissertações, revistas, internet, documento acordo cooperação Brasil e Timor leste e Plano Estratégico de Desenvolvimento Timor-Leste 2011-2030. O resultado da pesquisa mostra que existem ganhos não-monetários nessa cooperação, também por meio dessa, ambos países levam vantagens em diversos sentidos para o desenvolvimento destes. Propõe-se pra realizar uma nova pesquisa que apresenta claramente sobre os resultados e avaliações sobre a implementação do projeto em Timor-Leste, as cooperações existentes entre os dois países nas outras áreas e inclusive mostrar os resultados de estudo preliminares que foi realizado em Timor-Leste para a implementação o projeto intitulada Programa para Fortalecimento da Administração Pública de Timor-Leste.
Descrição: MARTINS, Isaac dos Santos da Conceição. A Cooperação Brasil e Timor-Leste no desenvolvimento dos servidores públicos. 2017. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isaac dos Santos da Conceição Martins.pdf2017_mono_iscmartins.pdf583,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.