Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1061
Título: Desenvolvimento para o Timor-Leste
Título(s) alternativo(s): uma análise da política industrial
Autor(es): Marçal, Mario da Costa
Palavras-chave: Timor-Leste - Historia
Data do documento: 2017
Citação: MARÇAL, M. C. (2017)
Resumo: A Política Industrial (PI) é uma das estratégias utilizadas pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento para aceleração de taxa de crescimento econômico, a criação de novos postos de trabalho e também para a busca do equilíbrio no comércio exterior. O objetivo deste trabalho é analisar o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste de 2011 a 2030, principalmente o que foi proposto como Plano de Investimento Privado, verificando, à luz da teoria de desenvolvimento, da literatura sobre Política Industrial e da comparação com experiências de países estrangeiros que já praticaram essa política, se as políticas e ações previstas no Plano de Investimento Privado poderão alcançar o Timor-Leste para o desenvolvimento econômico ou não. Trata-se, assim, de uma análise de política pública, conforme sugerida por Secchi (20015) e Farah (2013). Desenvolvimento na perspectiva do Sen (2010) é um processo de expansão das liberdades substantivas que os indivíduos gozam, pois essa liberdade é a capacidade que as pessoas têm de se autodeterminar. Conforme aponta a literatura estudada, a PI pode contribuir para o crescimento econômico das nações, mas tudo irá depender do modo como é implementada. A industrialização para Timor-Leste é um dos meios previstos no plano do Estado que visa à criação de uma nação mais forte e próspera. O que justifica a PI para Timor-Leste é a necessidade de país produzir bens de consumo básico diário, gerar emprego, regular da atividade industrial, aumentar a receita tributária, e ampliar a possibilidade de pagamento de salário justo para os trabalhadores. Além disso, o Estado precisa restringir a entrada do capital externo e fortalecer a economia do país, desenvolvimento tecnológico das indústrias, descentralizar e diversificar os programas do Estado. Os resultados da pesquisa sugerem que a industrialização para Timor-Leste significa ir além do crescimento econômico, pelo qual a sociedade tenha a liberdade de participar ativamente do desenvolvimento, sem haja a exploração dos trabalhadores.
Descrição: MARÇAL, Mario da Costa. Desenvolvimento para o Timor-Leste: uma análise da política industrial. 2017. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1061
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mario da Costa Marçal.pdf2017_mono_mcmarçal.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.