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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Genivaldo Silva-
dc.contributor.authorSantos, Jacqueline Dantas Barbosa-
dc.contributor.authorAlves, Julimar Lima-
dc.contributor.authorConceição, Rosane da Anunciação-
dc.date.accessioned2019-01-25T18:27:40Z-
dc.date.available2019-01-25T18:27:40Z-
dc.date.issued2015-08-15-
dc.identifier.citationSANTOS, G. S. et al. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1082-
dc.descriptionSANTOS, Genivaldo Silva et al. Gestão democrática na escola pública: o caso da Escola Municipal Arlete Magalhães. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática a Gestão Democrática na Escola Pública a partir da realização de uma análise da Escola Municipal Arlete Magalhães, da cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia. O objetivo geral é compreender como o processo democrático poderia nortear a gestão dessa escola, verificando a participação de todos os segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas tendo como perspectiva que a tarefa da escola é formar cidadãos críticos e autônomos, capazes de mudar a própria realidade. Segundo Gadotti (2002), é a escola a principal ferramenta para alcançar a democratização e como consequência, melhores resultados do processo educativo. Ela é, sem dúvida, a principal porta para a mudança. Para Romão (1992, apud GADOTTI, 2002), o trabalho democrático na escola pode levar ao sucesso de todos os sujeitos envolvidos na ação de educar e deve acontecer porque a coletividade pode apontar soluções para os problemas encontrados ao longo do processo de ensinar e aprender. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo e coleta de dados para se chegar a um conhecimento prático, a partir do qual se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concretos sobre como se dá o processo de gestão nessa unidade escolar. Tendo como referências essas pesquisas, procurou-se apontar alternativas para a resolução dos problemas encontrados. Dessa forma, este estudo também pode ser um ponto de referência para o trabalho desenvolvido em outras escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectGestão democrática na escolapt_BR
dc.titleGestão democrática na escola pública: o caso da Escola Municipal Arlete Magalhãespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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