Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1085
Título: Participação do enfermeiro no planejamento familiar
Autor(es): Castro, Ariana Reis Bastos
Palavras-chave: Enfermeiro e paciente
Planejamento familiar
Data do documento: 9-Nov-2018
Citação: CASTRO, A. R. B. (2018)
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura a importância do Planejamento Familiar dentro do Programa de Saúde da Família; e verificar o papel do enfermeiro no Programa de Planejamento Familiar. Método: Revisão integrativa, sendo a questão principal para a sua realização: Qual o papel do enfermeiro no Planejamento Familiar dentro do Programa de Saúde da Família acessível na bibliografia. A triagem dos artigos para a elaboração da revisão integrativa foi realizada uma busca dos artigos nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Sendo utilizados os seguintes descritores: Métodos contraceptivos, Papel do enfermeiro no planejamento familiar, Políticas do planejamento familiar. Programa de saúde da família. Os critérios de inclusão foram artigos com texto completo, publicados em português e inglês, publicados entre os anos 2005 e 2017, sendo a pesquisa realizada entre os meses de julho e novembro de 2018. Foram excluídos todos os artigos que não estavam relacionados ao tema da pesquisa para a revisão integrativa. Resultados: A amostra final desta revisão foi constituída por 10 artigos científicos que foram de acordo com autor, ano, objetivos, metodologia, população e resultados principais de cada estudo apurado. O papel do Enfermeiro no Programa de Planejamento Familiar vai desde a anticoncepção até a concepção, englobando a diminuição de número de gestações de risco, redução do número de abortos clandestinos, e mortalidade materna e infantil, na queda do número de doenças sexualmente transmissíveis. Conclusão: A participação do Enfermeiro dentro do Programa de Saúde da família, especificamente do Planejamento familiar é de extrema importância, desde o acompanhamento inicial para evitar uma gravidez, através da distribuição de métodos contraceptivos e esclarecimentos de dúvidas sobre o uso dos mesmos, até um acompanhamento mais específico quando uma usuária opta por engravidar, tendo assim uma gestação saudável por meio de todo o acompanhamento disponível do Programa de Saúde da Família.
Descrição: CASTRO, Ariana Reis Bastos. Participação do enfermeiro no planejamento familiar. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1085
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_arianacastro.pdf2018_mono_arianacastro.pdf224,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.