Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1098
Título: A provisão conjunta de serviços de resíduos sólidos no Brasil
Título(s) alternativo(s): estudo de caso da cooperação intermunicipal em Santa Catarina
Autor(es): Sá, Ginésio Justino Gomes de
Palavras-chave: Santa Catarina
Consórcio
Cooperação intermunicipal
Custo organizacional
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, G. J. G (2018)
Resumo: A cooperação intermunicipal é comumente citada na literatura como um arranjo alternativo à participação das organizações privadas na prestação de serviços públicos. Neste particular, vários governos locais têm vindo a selecionar este arranjo organizacional com o objetivo de garantirem a diminuição dos custos operacionais e organizacionais, através da exploração de economias de escala. Nesta base, este estudo tem como objetivos descrever e predizer o que ocorre quanto aos custos organizacionais para a provisão de serviços na área dos resíduos sólidos e que têm vindo a ser prestado por um consórcio municipal a operar no Estado de Santa Catarina. Se tratando de um estudo de caso, e através da análise de congruência, verifica-se que os custos totais e médios dos municípios que integram o consórcio têm vindo a aumentar entre os anos de 2013 a 2017. Identifica-se ainda e pela utilização da técnica de análise de previsão, uma tendência para o aumento desses custos nos próximos anos embora exista a possibilidade de reverter tal tendência se medidas organizacionais forem adotadas. Os resultados mostram que não foram cumpridas as expectativas teóricas imediatas para a utilização deste arranjo organizacional daí que sejam necessárias adotar medidas para que a cooperação intermunicipal se mostre um arranjo passível de diminuir os custos organizacionais e tal como avançado teoricamente.
Descrição: SÁ, Ginésio Justino Gomes de. A provisão conjunta de serviços de resíduos sólidos no Brasil: estudo de caso da cooperação intermunicipal em Santa Catarina. 2018. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1098
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GINESIO JUSTINO GOMES DE SA TCC Artigo.pdf2018_art_gjgsa.pdf787,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.