Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1118
Título: Principais causas da recusa da vacina pelos usuários do serviço de saúde
Autor(es): Anunciação, Elene dos Santos
Palavras-chave: Enfermagem em saúde pública
Vacinação
Vacinas
Data do documento: 11-Dez-2018
Citação: ANUNCIAÇÃO, E. S. (2018)
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura científica as principais causas da recusa da vacina pelos usuários do serviço de saúde. Método: Revisão Integrativa, na qual visou responder a questão norteadora: Quais são as principais causas da recusa da vacina pelos usuários do sistema de saúde? Os artigos foram selecionados e extraídos das bases de dados da Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online) referencias na área de Saúde. Resultados: Foram selecionados seis artigos dentro dos critérios de elegibilidade para o campo amostral da revisão, descritos de acordo com o titulo do artigo, periódico, objetivo, detalhamento metodológico, população, ano de publicação, autor, ano, principais resultados e principais causas da recusa. As informações falsas veiculadas pela internet e a falta de conhecimento sobre as vacinas representaram fatores majoritários para hesitação e recusa do processo de vacinação. A preocupação com os eventos adversos e eficácia das vacinas também foram um dos achados recorrentes da recusa vacinal. O fato de não ter mais contato com as doenças trazem a população o sentimento de não está suscetível a essas doenças, o que ocasiona o pensamento da não necessidade da vacina. Conclusão: Destaca-se a importância do aprofundamento da questão da recusa das vacinas e mecanismos de disseminação de informação sobre os benefícios das vacinas com evidências científicas para a população.
Descrição: ANUNCIAÇÃO, Elene dos Santos. Principais causas da recusa da vacina pelos usuários do serviço de saúde. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1118
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_eleneanunciacao.pdf2018_arti_eleneanunciacao.pdf338,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.