Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1119
Título: Políticas públicas e aprendizagem no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): estudo de caso no 9º ano da Escola José Francisco Sampaio
Autor(es): Gomes, Flaubênia Nascimento de Almeida
Palavras-chave: Educação
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, F. N. A. (2016)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo Investigar as repercussões das avaliações externas de aprendizagem dos alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica José Francisco Sampaio. Levando em consideração que avaliação é um componente muito importante, pois é ela que dá transparência e legitimidade ao processo avaliativo, informando com clareza o que será avaliado (CEARÁ, 2008). O presente trabalho faz uma reflexão sobre as avaliações externas (Prova Brasil e SPAECE), seus impactos na sociedade, na escola e nas atividades de professores e alunos. Assim, é questionado o papel da escola neste novo contexto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, além de pesquisa exploratória e entrevistas não estruturadas com os gestores, professores e alunos da instituição. E dados secundários foram obtidos por meio da catalogação e análise de documentos da instituição, busca em sites, jornais e revistas. Pelo estudo realizado observa-se que a aprendizagem e os dados são incoerentes, uma vez que os profissionais que atuam na escola percebem a não aplicação de metodologia que visem melhorar o desempenho dos alunos, pois para os que vivem e acompanham o dia a dia da sala de aula, é um desafio compreender os resultados das avaliações e intervir com estas informações para o cotidiano, tornando-se um elemento capaz de colaborar com o avanço do trabalho educativo.
Descrição: GOMES, Flaubênia Nascimento de Almeida. Políticas públicas e aprendizagem no ensino fundamental II: estudo de caso no 9º ano da Escola José Francisco Sampaio. 2016. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Limoeiro do Norte-Ceará, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1119
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, Flaubênia Nascimento de Almeida.pdf569,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.