Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
Título: Análise do processo de aquisições e contratações de bens e serviços no IFCE - Campus Limoeiro do Norte e a percepção dos servidores enquanto demandantes neste processo
Autor(es): Freire, Francisca keiliane Araújo Lira
Oliveira, Maria José de Freitas de
Palavras-chave: Administração Pública
Compras Públicas
Sistemas Governamentais
Data do documento: 2017
Citação: FREIRE, F. K. A. L.; OLIVEIRA, M. J. F. (2017)
Resumo: O presente trabalho traz conceitos de administração pública, licitações e aborda o estudo de caso no Instituto Federal do Ceará – Campus de Limoeiro do Norte, tendo como objetivo geral vislumbrar a percepção dos servidores no processo de aquisições, bem como sugerir contribuição no processo de melhoria no fluxo do procedimento licitatório. Sobre os aspectos metodológicos, este trabalho alicerça-se nos padrões da pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, valendo-se ainda do uso do recurso observador participante. Para a obtenção do corpus, houve a aplicação de um questionário em formato de formulário online aos servidores da instituição tendo como questões abordadas o conhecimento do fluxo processual no processo de aquisições, as etapas que envolvem o processo e a importância da justificativa da necessidade em prol do bom uso do dinheiro público. Os dados obtidos por meio desta aplicação trouxeram um espelhamento da situação do processo de compras na Instituição, como por exemplo, a carência de conhecimento do procedimento licitatório por parte dos servidores, o grau de importância do tema neste universo de pesquisados, etc. Por fim sugere-se como contribuição a implementação de um manual de compras públicas claro e objetivo para atender os demandantes de forma eficiente e eficaz.
Descrição: FREIRE, Francisca Keiliane Araújo Lira; OLIVEIRA, Maria José de Freitas de. Análise do processo de aquisições e contratações de bens e serviços no IFCE - Campus Limoeiro do Norte e a percepção dos servidores enquanto demandantes neste processo. 2017. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Limoeiro do Norte-Ceará, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREIRE, Francisca Keiliane Araújo Lira; OLIVEIRA, Maria José de Freitas de.pdf2017_mono_fkalfreire;mjfoliveira.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.