Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1122
Título: A importância do aleitamento materno exclusivo na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um município cearense
Autor(es): Pinheiro, Francisco Alves
Palavras-chave: Amamentação
Programa Saúde da Família
Data do documento: 2016
Citação: PINHEIRO, F. A. (2016)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema, a importância do Aleitamento Materno Exclusivo na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um município cearense. O mesmo trata da problemática do baixo índice de Aleitamento Materno Exclusivo (AME) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um município cearense, que tem como objetivo geral: Identificar os obstáculos para efetivar a Política Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno - PNIAM, bem como de ações para à reversão do baixo índice de AME na ESF em um município cearense e, como objetivos específicos: Apresentar a PNIAM; Analisar a atuação dos profissionais de saúde, para efetivar a PNIAM; e Traçar um perfil das dificuldades encontradas para efetivar a PNIAM. O motivo desta pesquisa é entender sobre o contexto que envolve o AME no município da pesquisa e mostrar a importância do mesmo. Metodologicamente é uma pesquisa descritiva, com o registro e análise das informações, sem a interferência e, qualitativa, por ter o ambiente natural como fonte de coleta de dados, com a observação e registro dos principais fatos para que possam ser analisados. A obtenção da Fundamentação Teórica ocorreu através de pesquisa realizada por meio da internet, com acesso em sites confiáveis como do Ministério da Saúde, Site da Fiocruz, com acesso em artigos, cartilhas, publicações, Leis, entre outros. De acordo com a pesquisa, baseada na Fundamentação Teórica e o ambiente da pesquisa, apesar dos avanços, conclui-se que a ESF tem dificuldades em efetivar as práticas de AME.
Descrição: PINHEIRO, Francisco Alves. A importância do aleitamento materno exclusivo na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em um município cearense. 2016. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Piquet Carneiro-Ceará, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1122
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO, Francisco Alves.pdf2016_mono_fapinheiro.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.