Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1127
Título: Análise da gestão do acolhimento com classificação de risco, de acordo com o protocolo de manchester, em uma unidade de pronto atendimento no estado do Ceará
Autor(es): Gomes, Francisco Lindolfo de Castro
Gomes, Francisca Cibele de Castro
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Gestão de acolhimento
Classificação de risco
UPA 24h
Data do documento: 2017
Citação: GOMES, F. C. C.; GOMES, F. L. C. (2017)
Resumo: As UPAs (24h), surgiram como uma Política Nacional de Urgência e Emergência, fruto de uma insatisfação do Ministério da Saúde, constituindo-se de complexidade intermediária com objetivo de estruturar a Rede de Atenção as Urgências e Emergências em todo país, e assim, diminuir o fluxo de pacientes nos corredores dos prontos-socorros hospitalares, articulando-se com o serviço de atendimento móvel (SAMU 192), atenção básica, atenção domiciliar e atenção hospitalar, mediante uma rede hierarquizada, regionalizada e integralizada, com ênfase nos municípios. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de gestão do acolhimento a pacientes, frente à classificação de risco, em uma unidade de pronto atendimento, buscando caracterizar o seu processo de hierarquização e regionalização. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e análise documental com base em dados secundários a partir de relatórios de controle mensal da Unidade de Pronto Atendimento de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, tabulados e analisados através da estatística analítico-descritiva. Os principais resultados demostraram que a Unidade de Pronto Atendimento de São Gonçalo, no período entre 2015 e 2016, atendeu uma grande demanda de pacientes que não se enquadra nos casos de urgência e emergência, além de atender pacientes do Município de Caucaia, que encontra-se fora do raio de abrangência e conta com unidade própria.
Descrição: GOMES, Francisco Lindolfo de Castro; GOMES, Francisca Cibele de Castro. Análise da gestão do acolhimento com classificação de risco, de acordo com o protocolo de manchester, em uma unidade de pronto atendimento no estado do Ceará. 2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1127
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lindolfo e Cibele_TCC RT.pdf586,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.