Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Título: Análise dos processos administrativos de licitação da secretaria municipal de administração de Madre de Deus – BA
Autor(es): Ribeiro, Gustavo Luan de Jesus
Santos, Noelma de Oliveira
Almeida, Rivison Couto de
Almeida, Rizio Couto de
Palavras-chave: Licitação pública
Administração pública
Gestão pública
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO, G. L. J.; SANTOS, N. O.; ALMEIDA, R. C.; ALMEIDA, R. C. (2016)
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar novos fluxos dos processos de licitação na Secretaria Municipal de Administração do Município de Madre de Deus, no Estado da Bahia, em virtude da necessidade de modernização. A metodologia Pesquisa-Ação guiou a atuação dos pesquisadores no interior da instituição possibilitando uma aproximação, não apenas do objeto de pesquisa, mas dos processos administrativos a serem estudados. O alinhamento com a Metodologia MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) direcionou o olhar e a ação para o alcance do objetivo principal desta investigação de analisar os fluxos dos processos de licitação. Os instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista semiestruturada, observação e registros etnográficos levaram-nos a perceber que não existe um manual de procedimentos administrativos que direcione as etapas dos processos de licitações, levando a centralização e burocratização resultando em atrasos de materiais a serem utilizados nas tarefas diárias dos setores municipais e ineficiência dos serviços ofertados à comunidade. Concluiu-se que é necessário novos fluxos operacionais dentro do setor de licitação da Secretaria de Administração do Município de Madre de Deus – BA, com o intuito de dirimir os problemas diários.
Descrição: RIBEIRO, Gustavo Luan de Jesus; SANTOS, Noelma de Oliveira; ALMEIDA, Rivison Couto de;ALMEIDA, Rizio Couto de. Análise dos processos administrativos de licitação da secretaria municipal de administração de Madre de Deus – BA. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, São Francisco do Conde-Bahia, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, Gustavo Luan de Jesus; SANTOS, Noelma de Oliveira; ALMEIDA, Rivison Couto de;ALMEIDA, Rizio Couto de.pdf2016_mono_gljribeiro;nosantos;rcalmeida;rcalmeida.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.