Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1133
Título: Violência doméstica: impactos psicológicos e sociais na vida da mulher
Título(s) alternativo(s): impactos psicológicos e sociais na vida da mulher
Autor(es): Silva, Laize Santana
Palavras-chave: Violência contra as mulheres - Brasil - Aspectos psicológicos
Violência familiar - Brasil
Brasil. [Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006] (Lei Maria da Penha)
Data do documento: 17-Nov-2018
Citação: SILVA, L. S. (2018)
Resumo: A violência doméstica é um fenômeno cada vez mais comum em nossa sociedade, atingindo mulheres em várias camadas sociais. A violência doméstica não parte somente do companheiro, mas pode advir de qualquer pessoa que tem um laço afetivo com esta mulher vítima da agressão. Objetiva-se identificar as implicações psicológicas nas mulheres vítimas da violência doméstica e descrever o efeito repercutido a partir da Lei Maria da Penha no combate a essa prática e os possíveis transtornos psicológicos. Trata-se de uma revisão bibliográfica, foram utilizados artigos indexados nas bases de dados, SCIELO e LILACS. Para este artigo, adotaram-se os seguintes descritores: violência, violência doméstica e violência de gênero. A violência doméstica é um fenômeno que por séculos vem afetando à vida de muitas mulheres, é notório que o alto índice dessas agressões vem se intensificando a cada dia. É de grande preocupação esse feito, pois, várias mulheres são agredidas, mortas ou desenvolvem algum tipo de transtorno psicológico através deste abuso. Desta forma, o trabalho visa oferecer ações que contribuam para o combate a violência de gênero, com base nas ações e experiências em atendimento psicológico às vítimas de violência doméstica através de grupos de apoio caracterizados como grupo-dispositivo. Faz-se necessário um enfretamento e reconhecimento de urgência para as políticas públicas e sociais. É imprescindível falar de medidas para prevenir a violência e combater com mais eficácia esse problema que vem prejudicando mulheres no mundo inteiro provocando transtornos psicológicos desde depressão ao transtorno pós-traumático dentre outros. Os dados de violência contra mulher são alarmantes no Brasil, como exposto anteriormente, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil e a cada 90 minutos uma mulher é vítima de feminicídio por questões de gênero. A invisibilidade desta violência está cada vez deixando a sociedade caduca, é necessário um olhar mais singelo e cauteloso em relação a esse acontecimento. No decorrer da pesquisa pode-se constatar a relevância da luta do movimento feminista, em seguida se consolidando esta luta através da Lei Maria da Penha, sendo elementos reforçadores para aplacar o abuso contra as mulheres, que outrora havia ficado no campo da invisibilidade por muito tempo.
Descrição: SILVA, Laize Santana. Violência doméstica: impactos psicológicos e sociais na vida da mulher. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1133
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_laizesilva.pdf2018_mono_laizesilva.pdf482,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.