Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1138
Título: Gravidez na adolescência
Autor(es): Conceição, Rosane da Anunciação
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica
Ginecologia da adolescente - São Francisco do Conde (BA)
Gravidez na adolescência - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 26-Mai-2018
Citação: CONCEIÇÃO, R. A. (2018)
Resumo: A gravidez na adolescência pode ser considerada um risco para a adolescente devido a grande transformação emocional, que ocorre como consequência da própria adolescência quanto da gestação, passando a ser um problema social e de saúde pública, em que se faz necessário que os profissionais de saúde tenham uma atenção mais qualificada possível para com essas adolescentes, oportunizando um serviço de orientação. Esta pesquisa teve como objetivo, identificar as principais consequências da gravidez enfrentadas pelas adolescentes e avaliar o conhecimento das mesmas. O estudo é do tipo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma comunidade diretamente em um PSF um município do São Francisco do Conde, no período de marco a abril de 2018, com uma amostra de 20 adolescentes grávidas cadastradas nas referidas estratégias de saúde da família. Dados coletados por meio de um análise de documentos de uma forma quantitativa. As adolescentes tinham em média 14-19 anos, 42,1 % referiu ter abandonado os estudos, 63% eram solteiras, 89,5% estavam em sua primeira gestação e as mesmas relatando não haver planejamento para a gestação. Assim é apresentado uma compreensão da gravidez na adolescência, servindo de estudo e podendo ser útil para a melhoria da prática da equipe de saúde, por meio de estratégias para a promoção do comportamento sexual seguro nas adolescentes e planejamento do seu futuro.
Descrição: CONCEIÇÃO, Rosane da Anunciação. Gravidez na adolescência. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1138
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_rosaneconceicao.pdf2018_arti_rosaneconceicao.pdf141,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.